> TABOCAS NOTICIAS : Autoridades afegãs afirmam que bombardeio da Otan matou 10 crianças

domingo, 7 de abril de 2013

Autoridades afegãs afirmam que bombardeio da Otan matou 10 crianças

Um bombardeio da Otan, sábado, na região leste do Afeganistão matou 10 crianças, informaram neste domingo as autoridades afegãs. (AFP/Arquivo Jose Cabezas)Um bombardeio da Otan, sábado, na região leste do Afeganistão matou 10 crianças, informaram neste domingo as autoridades afegãs.

Procurado pela AFP, um porta-voz da Otan apresentou uma versão diferente e disse que "até 10 mulheres e crianças ficaram feridas, mas não morreram" na operação, na instável província de Kunar.

O bombardeio aconteceu durante intensos combates entre insurgentes talibãs e as tropas afegãs e americanas, afirmaram diversas fontes à AFP.

"Antes do bombardeio, um americano morreu e quatro membros das forças de segurança afegãs ficaram feridos em um ataque dos insurgentes", afirmou Wasifullah Wasifi, porta-voz do governo provincial de Kunar.

A morte de um civil americano no leste do Afeganistão foi anunciada no sábado pelas forças americanas em um comunicado. O porta-voz da Força da Otan no país (Isaf) confirmou à AFP que era o mesmo incidente.

"Recebíamos disparos de várias casas da região. Um americano morreu e alguns de nossos homens ficaram feridos. A força da coalizão respondeu com um bombardeio", afirmou uma fonte afegã.

"Não sabíamos que havia mulheres e crianças na casa. Os talibãs os utilizaram como escudos", completou a fonte, que pediu anonimato.

De acordo com Abdul Zahir, governador do distrito de Shigal, onde aconteceram os combates, os moradores levaram 10 corpos de crianças a Asad Abad, capital de Kunar, e seis mulheres foram atendidas no hospital provincial.

Sayed Rahman, secretário de Segurança de Shigal, disse que o bombardeio também matou uma mulher.

Abdulqahar Balkhi, porta-voz dos talibãs, lamentou no Twitter a morte de "22 civis inocentes convertidos em mártires em um bombardeio dos terroristas americanos e da Otan", incluindo "15 membros da mesma família".

Os talibãs têm por hábito exagerar o número de vítimas civis em operações da coalizão, enquanto as tropas estrangeiras tendem a divulgar balanços muito reduzidos. AFP - Agence France-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário