terça-feira, 30 de abril de 2013

30 DE ABRIL


30 de Abril – Dia Nacional da Mulher

mulher1
No início do século XX, uma brasileira que esteve a estudar na Europa,  Jerônima Mesquita, ao retornar ao Brasil, trouxe consigo a coragem de  enfrentar as situações contrárias às mulheres. Uniu-se a um grupo de  senhoras combativas e tornou-se feminista, assistencialista e sufragista.  Lutou por inúmeras causas. Era mineira de Leopoldina, nascida em 30 de  abril de 1880. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde morava, em 1972.  Em homenagem à sua data natalícia, um grupo de feministas trabalhou para  que se tornasse o Dia Nacional da Mulher. Isso ocorreu pela lei número  6791/80, sancionada pelo Presidente João Figueiredo.

A comemoração do Dia Internacional da Mulher tem sido importante para a  divulgação das questões de gênero e sensibilização de políticos para a  situação da mulher no Brasil. No momento, a preocupação maior é quanto a  violência contra a mulher, inclusive a doméstica.
O Dia Nacional da Mulher, a 30 de abril, é mais uma ocasião para continuar a  investigação sobre a condição feminina no Brasil e a busca incessante de soluções. Fonte: WMULHER

30 de Abril – Dia do Ferroviário

ferroviario1
O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril, porque foi nesse dia, em 1854, que se inaugurou a primeira linha ferroviária do Brasil, numa viagem que contou com a ilustre presença do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina.

A Estrada de Ferro Petrópolis, que tinha cerca de 14km de trilhos, ligava o Rio de Janeiro a Raiz da Serra, na direção da cidade que batizou a ferrovia. Ela foi um empreendimento do empresário Irineu Evangelista de Sousa, que por isso recebeu do governo imperial o título de barão de Mauá.
A história do Brasil, em diversos sentidos, caminhou sobre os trilhos dos trens, puxada pelas locomotivas. As duas primeiras bolas de futebol trazidas para o Brasil, que introduziu aqui esse esporte britânico, foram utilizadas numa partida entre os funcionários da São Paulo Railway (= estrada de ferro) e os da Companhia de Gás. Os ferroviários ganharam por 4 a 2.
Na verdade, assim como o futebol, a ferrovia é uma invenção dos ingleses. A primeira locomotiva da história foi projetada pelo engenheiro George Stephenson (1781-1848). Seus resultados para o transporte de carga e passageiros foram surpreendentes. Afinal, os transportes terrestres da época tinham tração animal e a locomotiva (de “locomotion”, locomoção, movimento) atingia uma velocidade incrível: 20 quilômetros por hora. Mais em 
Fonte: UOL Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário