> TABOCAS NOTICIAS : 23 DE ABRIL

terça-feira, 23 de abril de 2013

23 DE ABRIL


23 de Abril – Dia Mundial da Cerveja Alemã – World German Beer Day

cerveja_alema
Conhecida desde a antiga Mesopotâmia, a cerveja é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. Mesmo sendo fabricada em diversos países, a cerveja é sinônimo de um só: a Alemanha. Em nenhuma nação, além dessa, foi criado um dia para que a cerveja seja lembrada, ou uma festa onde seu consumo é celebrado, nem se conhece nenhum outro território onde existam tantas marcas da bebida.

Em 1516, foi publicada a Lei da Pureza da Cerveja. De acordo com a fórmula estabelecida por ela, a bebida deve ser produzida com água, lúpulo, fermento, malte e… nada mais. Proibindo o uso de aditivos e conservantes a lei esperava garantir uma bebida pura e saborosa para os consumidores. Em homenagem à data em que foi promulgada, 23 de abril é considerado atualmente o “Dia Mundial da Cerveja Alemã”.
A Baviera, terra da Oktoberfest “original”, é uma das regiões onde mais se bebe cerveja no mundo: 156 litros per capita, bem mais do que a média dos alemães, 114 litros, o que colocaria a região como segunda consumidora mundial de cerveja, perdendo apenas para a República Tcheca, onde o consumo chega à 166 litros. Mais em Fonte: Haus Bier / Echo World / Alemanja

23 de Abril – Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor – World Book and Copyright Day

copyright1
Instituída pela Unesco em 1995, a data visa atrair a atenção das autoridades governamentais e da população para este que é um dos meios de transmissão de conhecimento mais universais e eficazes que existem. A Unesco pretende mobilizar a leitura, a indústria editorial e a proteção da propriedade intelectual por meio do direito de autor.

A escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.
23 April is a symbolic date for world literature for on this date in 1616, Cervantes, Shakespeare and Inca Garcilaso de la Vega all died. It is also the date of birth or death of other prominent authors such as Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla and Manuel Mejía Vallejo.
It was a natural choice for UNESCO’s General Conference, held in Paris in 1995, to pay a world-wide tribute to books and authors on this date, encouraging everyone, and in particular young people, to discover the pleasure of reading and gain a renewed respect for the irreplaceable contributions of those who have furthered the social and cultural progress of humanity. In this respect, UNESCO created both the World Book and Copyright Day and the UNESCO Prize for Children’s and Young People’s Literature in the Service of Tolerance. Fonte: Unesco

DIA DE SÃO JORGE - 23 DE ABRIL

Em 23 de abril é comemorado o Dia de São Jorge. 

Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe, após a morte de seu pai. Lá, foi promovido a capitão do Exército romano devido à sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o Imperador a lhe conferir o título de conde.


Aos 23 anos, passou a residir na Corte Imperial em Roma, exercendo altas funções. Naquela época, o Imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o Senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião, declarando-se espantado com a decisão e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.

Todos ficaram atônitos ao ouvirem suas palavras - um membro da Suprema Corte Romana defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens.

Indagado por um cônsul sobre a razão de tal ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era a favor da VERDADE. O cônsul, não satisfeito, quis saber: "O QUE É A VERDADE ?".
Jorge respondeu: "A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade."
Mais em http://www.portalescolar.net/2011/03/dia-de-sao-jorge-23-de-abril.html

DIA DO ESCOTEIRO - 23 DE ABRIL


Escoteiro é um movimento com a colaboração de adultos voluntários sem fins lucrativos, que ajudam jovens e crianças a desenvolverem seu potencial. 
A ação do Movimento Escoteiro é fundamentada na vivência de valores éticos, morais e espirituais que orientam a conduta das crianças e jovens para que se torne cidadãos íntegros e responsáveis, no mundo de amanhã.

Aqui tudo se aprende através de jogos (cansativos ou intelectuais, sujos ou limpinhos, aterrorizantes ou medonhos, engraçados ou extremamente sem nexo, você escolhe sua opção e eles vêm quentinhos!), brincadeiras (sim, aquelas velhas brincadeiras de roda, às vezes com letras em espanhol que ninguém entende mas todo mundo gosta, ou mesmo com gestos um tanto quanto estranhos mas tudo é válido), acampamentos, bivaques, Jogos na Cidade, Caça ao Tesouro, esportes, discussões, reflexões, pintura, teatro, cinema, música, comida, animaizinhos, ciência, lama, radioamadorismo e muito mais...

Quando discutimos o que fazer para ajudar as tartaruguinhas, por exemplo, estamos trabalhando a convivência o respeito e a preservação dos recursos naturais, pois acreditamos que para atingirmos o desenvolvimento sustentável, além das ações governamentais é necessário educarmos pessoas para coexistirem pacificamente com o seu meio e serem responsáveis pela qualidade de vida do Planeta.

Para isso, planejamos um bocado de atividades que contribuam para a formação de hábitos relacionados com Saúde e Meio Ambiente, como reflorestamento, projetos em parceria com ONG's, campanhas de preservação do nosso meio, além da nossa prática de convivência com a natureza em nossos acampamentos, excursões, escaladas, conversas com minhocas, limpeza de praças, sair correndo de cachorros bravos, etc. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/03/dia-do-escoteiro-23-de-abril.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário