> TABOCAS NOTICIAS : 22 DE ABRIL

segunda-feira, 22 de abril de 2013

22 DE ABRIL


22 de Abril – Dia da Aviação de Caça

aviação_caça
O dia 22 de abril é marcado na Força Aérea como Dia da Aviação de Caça, pois nessa mesma data, em 1945, combatendo na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou um total de 44 surtidas ao longo de 11 missões, o maior número de missões realizado pela unidade em um único dia. Nessa ocasião os aliados empreendiam a Ofensiva da Primavera, empurrando os alemães para o norte da Itália. As sucessivas levas de P-47 que decolaram durante o dia resultaram na destruição de inúmeros alvos nazistas, entre eles pontes, trincheiras, construções e veículos.

A Caça brasileira está presente em todas as regiões do Brasil, até nas partes mais remotas da Amazônia, com a missão de proteger o espaço aéreo e manter a soberania na nação.
Fonte: Ten
22 de Abril – Dia Internacional da Mãe Terra
terra3
O 22 de Abril foi declarado pela Assembleia-Geral da ONU como oDia Internacional da Mãe Terra, procurando lembrar a interdependência entre seres humanos e os ecossistemas terrestres, assim como lembrar que temos a responsabilidade coletiva de procurar viver em harmonia com a natureza.

Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km² de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km³). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo. A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.
Há 400 milhões de anos a Pangeia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangeia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.
O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo, abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos. Mais em Fonte: Ambiente Brasil / World Earth Day / UN

22 de Abril – Descobrimento do Brasil

descobrimento-br1
Em 22 de abril de 1500 chegavam ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.
O descobrimento do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela  Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.
Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois asespeciarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc.  Mais em Fonte: Sua Pesquisa
DIA DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA - 22 DE ABRIL
Embora a Comunidade Luso-Brasileira exista de forma irreversível na vida de cada um de nós, tendo início com a chegada das primeiras caravelas de Pedro Álvares Cabral, o seu grande impulso ocorreu em 22 de Abril de 1967, quando o então Presidente Artur da Costa e Silva, sancionou a Lei nº. 5.270, que fixou o dia 22 de Abril como o Dia da Comunidade Luso-Brasileira. Foram artífices desta lei o Senador Vasconcelos Torres e o Deputado Federal Eurípedes Cardoso de Menezes, que conduziram o projecto, respectivamente no Senado Federal e na Câmara dos Deputados em Brasília, sendo portanto merecedores de todo o nosso apreço, a nossa admiração e os nossos agradecimentos.


No âmbito estadual, a Comunidade Luso-Brasileira teve reconhecimento legislativo, quando o então Governador Francisco Negrão de Lima promulgou o Decreto de nº 3.410, de 20 de Novembro de 1969, cuja origem teve a importante iniciativa do então Secretário de Estado de Educação e Cultura, Prof. Gonzaga da Gama Filho, sendo instituída a “Semana da Comunidade Luso-Brasileira”, que, nos termos do referido acto, "comemorar-se-á, anualmente, em todos os estabelecimentos de ensino mantidos pelo Estado da Guanabara".

Posteriormente, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, por iniciativa da Vereadora Ludmila Mayrink, o Decreto 518, de 22 de abril de 1984, que instituiu a Semana da Comunidade Luso-Brasileira, nesta tão amada cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Tais atos constituem o embasamento legal desta comemoração e temos a obrigação de divulgá-los e respeitá-los, promovendo encontros como este e que servem para aumentar este relacionamento tão importante e que certamente irá estimular outras entidades e autoridades também a fazê-lo futuramente. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/03/dia-da-comunidade-luso-brasileira-22-de.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário