> TABOCAS NOTICIAS : 12 DE ABRIL

sexta-feira, 12 de abril de 2013

12 DE ABRIL


12 de Abril – Dia Internacional do Voo do Homem ao Espaço – International Day of Human Space Flight

voo_espacial
A pedido da Rússia, a Assembleia Geral da ONU declarou 12 de abril “Dia Internacional do Voo do Homem ao Espaço”. É um feriado celebrado principalmente na Rússia para comemorar o primeiro homem na órbita da Terra.

É celebrado em honra ao primeiro voo espacial tripulado, feito em 12 de abril de 1961 pelo cosmonauta russo Yuri Gagarin, que completou uma volta na órbita da Terra (durando 1hora e 48 minutos) abordo da nave Vostok I.
Este foi um dos maiores sucessos do programa espacial soviético, tendo repercussão no mundo inteiro. Gagarin imediatamente tornou-se não só um herói da União Soviética, mas um herói mundial. Grandes jornais do mundo inteiro publicaram sua biografia e detalhes do seu voo. Moscou e outras grandes cidades da URSS organizaram paradas, que só foram menores que as paradas da vitória na Segunda Guerra Mundial. A alegria foi tanta que pessoas choraram e dançaram nas ruas.
Gagarin foi escoltado com honras por uma longa fila de carros com oficiais de alto escalão pelas ruas de Moscou até o Kremlin onde recebeu a mais alta honra soviética, o título de Herói da União Soviética, pelo líder soviético Nikita Khrushchov. Mais em Fonte: Wikipédia / Events

12 de Abril – Dia do Obstetra

obstetra_dia
O santo protetor dos recém-nascidos é São Zenão de Verona, e já que o obstetra é, na maioria das vezes, o grande responsável pelo nascimento de um bebê, a mesma data foi reservada para homenagear este profissional.

Zenão nasceu por volta do ano 300 d.C. na Mauritânia, norte da África. Conta a lenda que, ainda recém-nascido, as fadas, por travessura, o roubaram e colocaram em seu lugar uma criança feia. Ele foi bispo da cidade de Verona, na Itália, e também é considerado o padroeiro das crianças que estão aprendendo a andar e dos pescadores. São Zenão morreu no dia 12 de abril de 371.
A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). No entanto, existem outros profissionais habilitados no cuidado ao ciclo gravídico puerperal do parto normal: Enfermeiros Obstetras e Obstetriz.
O termo “obstetrícia” vem da palavra latina “obstetrix“, que é derivada do verbo “obstare” (ficar ao lado). Para alguns, seria relativo à “mulher assistindo à parturiente” ou “mulher que presta auxílio”. Fonte: Livro A origem de Datas e Festas de Marcelo Duarte / Portal Cidade PG

12 de Abril – Dia do Corpo de Engenheiros da Marinha

corpo_engenheiro_marinha
O Corpo de Engenheiros da Marinha foi criado em 12 de abril de 1890. Atualmente, com um efetivo de aproximadamente 500 oficiais, entre militares e civis, dedicados às mais diversas especialidades.

Os Oficiais do Corpo de Engenheiros de Marinha são ordenados em uma escala hierárquica constituída pelos postos de Primeiro-Tenente a Vice-Almirante.
O Corpo de Engenheiros envolveu-se, recentemente, na modernização das Fragatas Classe Niterói, a revitalização dos Navios Varredores, a conclusão do Submarino Tikuna, os trabalhos na Corveta Barroso e a colocação do Submarino Timbira em oficina para o seu período de manutenção geral.
O papel do Corpo de Engenheiros, dentro do desenvolvimento tecnológico, tem sido fundamental para a plena vigência do Plano de Reaparelhamento.
Ingressam no Corpo de Engenheiros da Marinha os candidatos civis e militares graduados nas habilitações requeridas pelo Serviço Naval, aprovados em processo seletivo, no Curso de formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais e, por transferência, os Oficiais do Quadro de Oficiais da Armada e do Quadro de Oficiais Fuzileiros Navais aprovados em exame de seleção e curso de graduação em engenharia. Fonte: Marinha do Brasil / Portal Naval

Nenhum comentário:

Postar um comentário