> TABOCAS NOTICIAS : 04 DE ABRIL

quinta-feira, 4 de abril de 2013

04 DE ABRIL


Segundo dados das Nações Unidas mais de 6 mil pessoas morrem ao ano vitimadas por esses artefatos. Mais de 70 países continuam minados.

O Camboja é um dos países mais afetados pelas minas. Segundo o relatório de 2005 da ICBL (sigla em inglês de International Campaign to Ban Landmines), mais da metade do território cambojano está contaminado pelo artefato.

A Colômbia é o país com maior número de acidentes com minas terrestres do mundo. 97% dos acidentes ocorrem em zonas rurais. De acordo com dados do governo, o primeiro acidente com uma mina no país foi registrado em 1990. Desde então, ocorreram acidentes em cerca de 660 municípios, fazendo uma média de três vítimas por dia, de acordo com o relatório de 2005 da ICBL. Do total de acidentes registrados entre 1990 e 2005, mais de mil foram fatais.

O número exato de minas não é conhecido, mas segundo a ICBL, sabe-se que a China tem cerca de 110 milhões de minas, a Rússia 50 milhões e Estados Unidos 10 milhões. Mais em Fonte: DESARME / Manila Bul / ICBL

04 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO PARKINSONIANO

Descrita pela primeira vez em 1817 pelo médico inglês James Parkinson, a doença atinge em maior incidência, indivíduos acima dos 50 anos de idade. O portador apresenta perda progressiva da substância nigra, localizada em uma região específica do cérebro e responsável pela produção de dopamina.

A doença é considerada um mal da terceira idade. Apesar de não ter sua origem explicada, algumas pesquisas apontam como um dos motivos desencadeadores o trabalho/contato com certos agentes químicos.

Segundo o dr. Cláudio Fernandes Corrêa, coordenador do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, “muitos dos sintomas iniciais da doença passam despercebidos por portadores e familiares, tais como caligrafia menos legível ou com tamanho menor, fala monótona e menos articulada, redução da velocidade dos movimentos dos membros e mudança na expressão facial.” Ele também chama a atenção para o aumento do volume de diagnósticos da doença nos últimos anos, em virtude do também aumento da sobrevida da população.

O tratamento do Mal de Parkinson deve contemplar a reposição da dopamina via medicamentos, aliada à fisioterapia, fonoaudiologia e também à psicologia. O procedimento cirúrgico para a interrupção dos sintomas é indicado quando nenhuma das demais terapias surte efeito, que geralmente ocorre após 10 anos da doença instalada.

A manutenção das atividades mentais, como a prática de leitura, assim como a realização de atividades físicas, como caminhada e natação, também colaboram para o controle da doença.

Na data em que se comemora o dia do Parkinsoniano é importante lembrar que na última década houve uma grande evolução das técnicas neurocirúrgicas e uma melhor compreensão dos mecanismos da doença. Tudo isso já torna possível uma melhor qualidade de vida para o portador do mal de Parkinson. http://www.portalescolar.net/2011/02/04-de-abril-dia-nacional-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário