> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA> Valter Socorrinho fala abertamente dos trabalhos que pretende realizar

quarta-feira, 27 de março de 2013

ITABUNA-BA> Valter Socorrinho fala abertamente dos trabalhos que pretende realizar

Natural da cidade de Camacan, chegando ainda criança, em Itabuna na companhia de sua mãe, a senhora Almanci Mª de Oliveira aos seis meses de idade. O vereador Valter Oliveira de Matos (Socorrinho), 45 anos relata que aqui chegando sua mãe conheceu o senhor Wilson Vieira de Matos com quem casou e lhe registrou como filho.Sempre, com um perfil humilde, natural das pessoas de origem pobre e que gostam de trabalhar - segundo ele - foi adotado também por Itabuna, e numa entrevista exclusivo e sem censura, nos fala abertamente da sua luta até chegar a uma cadeira no Legislativo Itabunense.

O que o levou na política e ser vereador
 – “Na política eu já militava há 20 anos; trabalhando como líder comunitário, cabo eleitoral etc. Iniciei na política partidária, de verdade, há 12 anos, quando me veio à vontade de me 
candidatar a vereador; Em 2008, disputei a minha primeira eleição. Em 2012, a segunda, quando fomos vitorioso. Na primeira tive 1221, e nesta, agora, minha segunda,obtive 1327 votos”.

Papel desempenhado pelo vereador

 – “Minha mente sempre foi voltada, em servir ao próximo. Eu realizava um trabalho comunitário em minha comunidade, “bairro Maria Pinheiro”, onde muitas mulheres para ganhar bebê tinha que bater em minha porta. Como eu não tinha um carro ficava pedindo ao Corpo de Bombeiro, a Policia Militar para servir ao povo. Naquele tempo eles faziam um trabalho muito bonito, Quando eu não era atendi-do por esses órgãos, em defesa de meu 
povo, sempre estava no rádio para reclamar. Ai, foi quando me veio a vontade de adquirir o meu primeiro carro para prestar serviços; comprei o primeiro veiculo, um Fusca,  denominado de Cegonha, depois outro conhecido como, Garça Branca, que mais tarde  veio se chamar Samuzinho. E, como eu não gosto de copiar ficou conhecido como Socorrinho. E, este nome é que vem fazendo a diferença em Itabuna. Foi uma vontade própria de servir, coisa que está no meu coração. Não é politicagem, é vontade, mesmo, de servir ao próximo. E, foi isso ai, graças a Deus, o que me levou a esta vitória. Acho que esse é o verdadeiro papel do vereador, além de legislar e  fi sca-lizar a administração pública”.

Analise da atual Câmara de vereadores

  – “ Eu vejo 21 colegas muito bem intencionados por Itabuna, a maioria ab-soluta sem nenhuma vaidade ou ambição de ficar rico. São pessoas que estão com a mente voltada só para resgatar a moralidade da Câmara. Então sinto-me, que estou bem ambientado ao grupo.Um grupo coeso, coerente, e que gosta de Itabuna.Está focado em Itabuna, todos ali têm uma posição ética; O que for bom para o município, vamos unir, vamos votar... Vejo uma Câmara de Vereadores voltada para o bem de Itabuna e de seu povo, resgatando a moral da Casa, para que o itabunense tenha o prazer de cumprimentar um vereador”  

Projetos que pretende apresentar

- “ Eu sinto uma grande vontade de ver a saúde de Itabuna  melhorar, levando-se em conta de que minha vida sempre foi pautada em servir as pessoas e, principalmente, nesta área. Quando você ajuda alguém que está doente, você ganha um irmão;você conquista irmão,você adota ir-mão e você também é adotado pelas famílias dessas pessoas que você ajudou. Vejo uma carência,  da saúde, muito grande nos hospitais.No hospital de Base, principal-mente,  onde é a minha base, vejo ali uma falta muito grande.  Essa coisa de cana de braço dentro do Hospital tem que acabar. Como exemplo: enfermeiro mandar em médico; Pessoas autoritárias de mais: Pessoas que fazem algo de errado só para dizer que está mandando. Esse tipo de coisa que não agrada ao povo, aos pacientes, aos funcionários Etc. Por isso, a nossa vontade é fortalecer um grupo de vereadores para que a gente venha buscar projetos que venha dar um melhoramento à área de saúde; O PFF, os Postos Médicos, a situação está terrível. No meu bairro mesmo o Maria Pinheiro, o Posto, não está funcionando, tudo quebrado. O carro Pipa foi lá colocar água, mas não pode porque tinha rato morto dentro do reservatório. É terrível! Isso é demais! É muito vergonhoso e tem muitas coisas que tem que ser consertada em Itabuna. Eu tenho certeza de que cada vereador tem o seu projeto em mente e vai juntar com o nosso. E, tenho certeza, Itabuna, agora vai melhorar”

Já se deu conta de ser vereador em uma cidade importante como Itabuna

  – “Sinceramente, foi um tempo, que dei muito tempo para cair à ficha. Este fato até conversei com um colega meu “Beto do armazém de cacau”,  dizendo-lhe que a ficha já tinha
caído, mas, na realidade, eu  mentir; É pesado, é  difícil... Saí de Camacan, de uma roça, trazido ainda de colo para Itabuna, e aqui sonhando veio a vontade de servir. Sonhos muitos bons, 
porque eu sabia na vida, que um dia iria chegar em algum lugar, Um lugar que também faria história, mas não sabia que era ser vereador; Isso me orgulha muito, junto com o meu povo e a minha comunidade”


As ações do prefeito Vane,com tantas queixas

  –  “Eu mesmo, pessoalmente, estou dando um tempo a ele, dou um prazo de cem dias para que ele venha arrumar a casa. Eu tenho até falado com os meus colegas vereadores, quando eles falam assim: rapaz vamos lá ver o homem. Eu digo, não! Vamos ter calma, da um tempinho...Ele começou agora. Então merece um crédito do povo para que ele venha consertar Itabuna. Vane já entrou sabendo das dificuldades. Ele foi vereador por dois mandatos. Ele sabe os problemas do município, dos postos médicos, da área de saúde, dos hospitais. Tudo em Itabuna ele sabe. Vane, é um homem experiente. Um homem que serve a Deus, um homem 
temente a Deus, um homem que tem um compromisso com o povo. Eu acredito na sua administração. Eu vou ser apenas um complemento para ajudar Vane. Agora ele tem toda a minha confiança. Tenho certeza que ele vai acertar. O pior, o que fi co mais chateado é que as pessoas cobram muito e rápido... se precipitam demais... tem que dá um tempo... O problema que eu venho passando com o mandato, agora, como vereador, é também  o mesmo problema 
que Vane vem passando como Prefeito.Eu estou sendo muito cobrado pelas pessoas incompreensivas. Mas, Vane também da mesma forma. Eu acho que ele merece ter tempo,pois está por dentro de tudo; Veio de Caldas  de Cipó,”esse garoto”,mas, ele conhece Itabuna até melhor do que eu”

Grupo unido para as próximas eleições 

 – “Eu quero, mas estou tendo dificuldades. Muitos vereadores estão tendo a mesma dificuldade. O povo ta naquela prática e no habito de que o vereador é para dar dinheiro, e o vereador ai,  fica impossibilitado de legislar, é o que a Câmara precisa, do legislador, do vereador, do fiscalizador que estude que vá buscar projeto para a co-letividade, mas o povo, em si, tem um costume terrível - com exceção de muitos -, de que o vereador tem que meter a mão no bolso.  Eu tenho sonhos de comprar uma ambulância, com fé em Deus, para servir mais Itabuna. Isso, independentemente, de projetos. Um sonho para servir o povo. O povo que não pode pagar um táxi para ir ao médico. Mas, eu confesso  ao meu grupo, não agravando a todos, venho tendo uma certa dificuldade, porque tenho a verba de gabinete e o pessoal só quer dinheiro. Só se fala em dinheiro. Isso, impossibilita e atrapalha o vereador a fazer o que ele tem vontade. Se eu, estou tendo essa dificuldade, hoje, é o que muitos vereadores em Ita-buna, também estão tendo. Então “o cara” não mostra a sua cara. Ele não faz, o que 
ele tem vontade, em mente... Ele não legisla. Ele  fica sendo procurado pelo povo o tempo todo, apenas para o povo contar seus problemas pessoais, da sua necessidade. Como pedir para comprar um botijão, como pagar conta de energia, água... aquela velha prática... E, poucos me pedem em-prego. 
Eu acho lindo quando uma pessoa me entrega um currículo procurando um emprego. Ao contrário muitas pessoas só nos procuram  para pedir dinheiro, mas,  a vontade que eu tenho é a  de Legislar. Eu tenho certeza que vou provocar alguns amigos, infelizmente, talvez,  na próxima eleição  vá comigo. Mas, vou convencer outras pessoas. O povo, na realidade, quer uma resposta do vereador. Ele elegeu um vereador que vinha trabalhando com um Fusquinha, servindo o povo e não deixava ele em falta. Agora, que o cara, é vereador pára! Isso, eu não admito! Eu vou comprar uma ambulância, como já disse antes. Sei que vou incomodar muitos amigos, mui-tos colegas que no futuro, espero que eles entendam, e sabem que a minha vontade é a de trabalhar pelo povo. Espero que eles venham concordar com meus atos, e me deem carta branca para eu poder fazer, o que acho que é o certo, que é o de servir 
ao povo, pois foram 1327 votos, e eu quero dar uma resposta... ao povo que espera 
uma resposta”.  

O que mudaria na política brasileira em defesa da credibilidade do político
 – “Primeiro começar por eles, mesmos. Se fala muito que os políticos são corruptos, mas o político também é cor-rompido. Ele também tem dificuldades. O que deveria mudar na política brasileira era apenas que o político jogasse mais limpo. Se todos jogassem limpos, as coisas eram tudo certa em nosso país. Não teríamos dificuldades... É só jogar limpo! Outra coisa 
que também não concordo na política é a de que o mandato pertença ao partido. É terrível! Isso, é encravar uma faca no co-ração da pessoa, que chega a vereador, a deputado... que luta com seus próprios esforços, como eu, que vim de baixo lutando com muita garra, muita batalha, muito sofrimento. É carro furando pneu, é faltando gasolina, recorrendo aos colegas... Você chega a vereador, e tem que aceitar  imposições de caciques.Imposições de A, de 
B e de C. Pessoas que se dizem dono do partido, deputados... Isso é terrível! O político, hoje, não tem liberdade... Ele precisa ter liberdade, mas, a liberdade para trabalhar com honestidade, defender o povo! Isso, eu concordo”     

Agradecimentos

“Aqui quero agradecer a Deus, primeiramente, porque sem Sua permissão, não estaria aqui nesta entrevista, como vereador e não estaria também aqui, agora, ao lado desse grande cidadão, jornalista Adeildo Marques. Aproveitando a oportunidade quero, também, pedi a compreensão de todos aqueles que me acompanharam
e, em especial, agradecer ao meu amigo,Marcio, que está sem poder  falar e se recuperando de um trágico acidente. Estendemos ainda nossos agradecimentos, ao meu amigo/irmão  Beto do deposito de cacau, Tinho, César, Tomate,  Miguel e Fernando Santa Fé, que perdeu a voz devido a um AVC, enfim, a todos aqueles que sempre marcharam conosco. Nossa comunidade e nossos eleitores. Tenham certeza, que eu estou cheio de vontade, e estou oxigenado para fazer a diferença em Itabuna. 
Para não decepcionar os eleitores de Itabuna”. http://correiodosmunicipiosba.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário