> TABOCAS NOTICIAS : ILHÉUS-BA: PROTESTO CONTRA IMPORTAÇÃO DE CACAU, MOBILIZA POLÍTICOS DE ITABUNA E REGIÃO

terça-feira, 5 de março de 2013

ILHÉUS-BA: PROTESTO CONTRA IMPORTAÇÃO DE CACAU, MOBILIZA POLÍTICOS DE ITABUNA E REGIÃO


Foto: Já estou em Ilhéus com outros colegas parlamentares para dar apoio aos cacauicultores em sua manifestação de protesto contra a indústria brasileira, que tem preferido comprar o cacau do exterior. Estou com os deputados Sandro Régis, Pedro Tavares, Leur Lomanto Junior e Coronel Gilberto Santana. EM Ilhéus fomos recebidos pelo vice-prefeito Cacá Colchões.Na manhã desta terça-feira no Porto de Ilhéus foi realizado um protesto contra as importações de cacau, e a manifestação conseguiu unir produtores, trabalhadores rurais e políticos.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, Vários prefeitos, secretários, vereadores e deputados participaram da manifestação que defendeu o fortalecimento do cacau produzido no sul da Bahia.

Os deputados Augusto Castro (PSDB ), Pedro Tavares (PMDB), Coronel Santana (PTN), Leur Lomanto Júnior (PMDB), e Sandro Regis (PR), participaram da manifestação, e demonstraram solidariedade com os produtores.
Representando a câmara de vereadores de Itabuna, estiveram presentes e atuaram durante o ato de protesto, os vereadores, Antonio Cavalcante, Ronaldão, Joilson Rosa, Valéria Moraes e Walter Socorrinho.
Vale lembrar que nesta terça-feira um navio chegou ao Porto de Ilhéus com uma carga com cinco mil toneladas de amêndoas de cacau oriundas de Gana para desembarcar nessa cidade.
fotoA noticia que recebemos no local, segundo um agente da polícia federal, de que existe, um morto no navio que chegou de Gana com carga de cacau . As autoridades estiveram no local para fazer o levantamento cadavérico e proceder a remoção pelo DPT. A vitima teria viajado clandestinamente na embarcação de cacau africano. O corpo, segundo denuncia está no porão do navio em cima dos sacos de cacau.

Antes chegava insetos vivos e mortos, agora são cadáveres que chegam junto com esse cacau contaminado e de origem de mão de obra escrava, e as autoridades brasileiras não tomam providências.
O movimento pela suspensão das importações de cacau foi prestigiado por autoridades de várias partes do Estado, incluindo vereadores, prefeitos e deputados estaduais.

O deputado Augusto Castro (PSDB) garantiu que o movimento já chegou a Brasília. “Trata-se de um movimento suprapartidário que tem como único objetivo a fixação de uma política de preços mínimos e, mais adiante, a renegociação efetiva das dívidas dos cacauicultores. Só assim, estaremos, verdadeiramente, valorizando a produção de cacau e suas consequências positivas para toda a Bahia”.
Mov União Pelo Cacau (217)
O protesto prosseguiu com o despejo de muitas sacas de cacau, onde o presidente do instituto pensar cacau, Águido Muniz, disse que hoje para o produtor, queimar ou vender o cacau é quase a mesma coisa.

O protesto contra a importação de cacau foi prestigiado, ainda, por representantes de municípios da região cacaueira, como Itabuna, Camacan, Ibirataia, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Ibirapitanga, Barro Preto, Coaraci, Uruçuca, Una, Ubatã, Ubaitaba e Arataca, entre outras. 
E para finalizar o movimento, que envolveu políticos, empresários, produtores, trabalhadores da agricultura familiar e a imprensa geral, foram queimados muitas arrobas de amêndoas de cacau.
E os vereadores de Itabuna, Antonio Cavalcante, Valéria Moraes, Joilson Rosa, Walter Socorrinho e Ronaldão acompanharam todo movimento até o final. Matéria e Fotos http://nachapaquente.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário