> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: UM PAÍS DE DESVALIDOS

domingo, 17 de março de 2013

BRASIL: UM PAÍS DE DESVALIDOS


Ao andarmos pelas ruas das cidades brasileiras observamos com muito pesar o crescente número de pessoas consideradas em situação de rua, os mendigos de hoje.  Pesquisa recente nos mostra que no Brasil existem mais de 100 mil pessoas morando nas ruas e até agora não há políticas efetivas de enfrentamento a esta situação que cada dia que passa, as cidades brasileiras têm que conviver. Não sabemos determinar a culpa de tão situação, é muito difícil apontar um culpado, pois seja por não assistência dos governos ou por questões familiares, a cada dia aumenta o contingente de pessoas que não possuem nenhum lugar para morar, nenhum tipo de renda, nenhuma forma de sobrevivência a não ser pedindo esmolas aos transeuntes. Sem politicas públicas voltadas para o atendimento a essas pessoas que  chamamos de "os desvalidos",  estão a cada dia que passa, ficando mais esquecidos por quem deveria dá uma atenção especial - o Governo.
Algumas pessoas poderiam falar que os desvalidos não contribuem em nada para o país, eu já ouvir sobre isso. Se eles contribuem com o país através do pagamento de impostos ou não, isso pouco importa, o que realmente deve ser levado em consideração é que o Estado, aqui entendido como qualquer instância da administração: Municipal, Estadual ou Federal, deve passar a olhar para esse outro lado do Brasil. Essa outra face da Moeda, que pode não dá lucro (R$), mas, precisa ser assistida. São pessoas que por algum motivo tiveram a sua vida devastada e hoje se encontra em situação de vulnerabilidade, em alto risco, morando nas ruas, esmolando, e ainda sofrendo preconceitos por parte da sociedade dita contributiva.  Somos um país diversificado em relação ao seu contingente humano.  Um país de dimensões continentais como o Brasil, que possui diferentes credos religiosos, diferentes cores, raças e condições sociais distintas, acolhedor como propalado, ainda precisa avançar.  
Itabuna, a nossa cidade querida, não está fora deste contexto, pois, o número de pedintes, pessoas que moram nas ruas, cada dia cresce mais e percebemos que o poder público não está dando o cuidado devido a essa fatia social. Os moradores de ruas preferem fixar-se no centro da cidade, e acaba expondo a todas as pessoas sua situação de extrema pobreza, enquanto políticos e politiqueiros enchem os bolsos com o erário da Assistência Social. A população se envergonha de tal situação, pois entende que essa não deveria existir numa cidade que faz parte de um país que hoje empresta dinheiro para países ricos da Europa, mas não consegue matar a fome ou assistir o seu povo com dignidade e com honra.
Fica aqui a nossa indignação, a nossa repulsa a tão situação, e que os poderes públicos e toda sociedade possam unir-se e buscar alternativa, que mesmo não acabando possa minimizar a situação dos desvalidos de Itabuna.
Texto de Maria José Gonçalves (Tia Nen)
Psicóloga formada pela Universidade Salesiana de Vitória do Espirito Santo.
tianenreis@hotmail.com
para o Tabocas Noticias (via email)

Nenhum comentário:

Postar um comentário