> TABOCAS NOTICIAS : VIVER A DOIS - Por Maria José Gonçalves (Tia Nen)

sábado, 16 de fevereiro de 2013

VIVER A DOIS - Por Maria José Gonçalves (Tia Nen)


Viver a dois é uma escolha apesar de todas as dificuldades que possam surgir nessa união, seja de âmbito familiar, amigos ou social. Não é a dificuldade em relação à convivência do par em si, mas as contingências que norteiam a união e que exigem paciência, diplomacia, tolerância, humildade e compreensão. Mas é bom lembrar que ao escolhermos uma pessoa para viver, não estamos necessariamente escolhendo a sua família e nem os seus amigos, mas, consequentemente, essas pessoas irão de alguma maneira, fazer parte da vida do casal. Porém, não é, definitivamente, o casal.
No relacionamento a dois é essencial que exista um sentimento que irá nortear a vida do casal pelo resto dos seus dias: Estou falando do Amor. Pois o amor é que irá dar o suporte necessário para uma boa e harmônica convivência. Pois a convivência a dois tem que ser baseado no amor para que haja um relacionamento fortalecido. É necessário que os parceiros tenham e preservem a sua individualidade como pessoa, e como profissional, pois é através do respeito pelo outro que a relação se tornará mais forte, gratificante e prazerosa e poderá enfrentar qualquer adversidade que surja na caminhada.
Sabemos que conviver a dois é uma tarefa difícil, pois temos em nós defeitos e virtudes, manias e idiossincrasias, mas mesmo assim somos unos e inteiros. Somos essência e aparência, somos o físico e o espirito e no relacionamento a dois essa dualidade está sempre em evidência, daí o surgimento das dificuldades, que tendo amor, se equilibra e fortifica. É necessário que haja sempre o exercício da cumplicidade, amizade, companheirismo e respeito, pois é através dessa prática que o casal alimenta a chama do amor e a magia do desejo. Nesse aprendizado com o outro é importante também saber respeitar o que é diferente de si, seus princípios familiares e as influências culturais. Pois o outro, também irá encontrar as mesmas diferenças em você. A verdade é que a arte de viver a dois, e podemos chamar de arte,  tem tantas camadas, adaptações e descobertas que só os fortes conseguem sobreviver.
Texto de Maria José Gonçalves (Tia Nen)
Psicóloga formada pela Universidade Salesiana de Vitória do Espirito Santo.
tianenreis@hotmail.com / Para o Tabocas Noticias (via email)

Nenhum comentário:

Postar um comentário