> TABOCAS NOTICIAS : O famoso "jeitinho" brasileiro de ser em Palmas-TO

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O famoso "jeitinho" brasileiro de ser em Palmas-TO


por Antonio Ferraz

Nunca o famoso “jeitinho” brasileiro esteve tão em alta numa Capital de Estado, como está em Palmas. Pra todo lado que se olha tem algo que não combina com as LEIS, ou seja, em qualquer canto (não tem esquina) alguém está burlando as normas civilizadas de uma cidade.
Alguém pode perguntar onde? Como? De que jeito? Sim! Um olhar atento verá que todos os quiosques estão de maneira irregular. Devagarinho e com jeitinho ampliaram o uso do solo, o que a princípio foi proposto. Desvirtuou totalmente a finalidade dos quiosques, alguns são restaurantes, será que pode? E a preservação de área pública que deveria ser a priori, o compromisso de todo gestor e “donos” desses quiosques.
Outras aberrações: calçadas, pois bem, em frente ao supermercado Real, uma revendedora de motos simplesmente colocou várias tendas e está ocupando um espaço enorme do estacionamento, e quando alguém quer estacionar e não tem lugar, não adianta reclamar para o proprietário. Uma vergonha  ilimitada.
Os estacionamentos da Avenida JK, também são usados de forma irregular por muitos comerciantes, ambulantes e até por uma concessionária de veículos, que estaciona os veículos usados no estacionamento, reclamar? Para quem?
E o tanto de tenda com espetinhos no final da tarde? Está se espalhando como praga pela capital do Tocantins. Será o desemprego? Ou uma forma de devagarinho, com aquele famoso “jeitinho” ir tomando espaço público? Aliás, se a prefeitura não correr vai haver uma verdadeira ocupação de área pública, prejudicando quem quer que seja.
Está passando da hora do novo, que não é mais novo, o nosso prefeito tomar uma atitude radical contra o uso dos espaços públicos desavergonhadamente pelos cidadãos.
Urge que medidas sejam tomadas para que a Capital não desvirtue do que se propôs lá no início, ser bela e para todos. Assim, com o famoso “jeitinho” Palmas vai sendo invadida pouco a pouco, basta olhar em cada avenida em cada canto dessa Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário