> TABOCAS NOTICIAS : Lula pensou que tinha se livrado do mensalão……

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Lula pensou que tinha se livrado do mensalão……


Carlos Newton
Terá graves desdobramentos a atitude do Procurador-Geral da República Roberto Gurgel, que na semana passada enviou ao Ministério Público Federal de Minas Gerais o depoimento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, no qual ele acusa o ex-presidente Lula de envolvimento no mensalão.

A situação é preocupante para Lula, porque a denúncia está acompanhada de documentos e tem procedência. Afinal, se não houvesse provas cabais do envolvimento de Lula ou de assessores diretos dele, o procurador-geral simplesmente teria arquivado o caso.
Segundo o repórter Paulo Peixoto, da Folha, a assessoria da Procuradoria revelou que o setor do órgão encarregado de analisar o documento afirma que são muitas as informações a serem apuradas. E um dos trabalhos dos procuradores será verificar conexão das denúncias narradas no depoimento de Valéria e os atos já apurados em outras ações judiciais que tramitam em Minas Gerais. Existem seis ações no Estado decorrentes de desmembramentos do mensalão. Valério foi condenado em duas delas.
Considerado o operador do mensalão, Valério foi condenado a mais de 40 anos de prisão em 2012. Em 24 de setembro, em meio ao julgamento do caso, o empresário prestou depoimento à Procuradoria dizendo que Lula sabia da existência do esquema e que recursos do mensalão teriam custeado despesas pessoais do petista em 2003, quando já ocupava a Presidência.

DILMA ESTÁ VIBRANDO
A presidente Dilma Rousseff passou um carnaval realmente feliz, porque os problemas de Lula representam soluções para ela. Os dois disputam a candidatura pelo PT em 2014 e Dilma não tem a menor chance de bater chapa com Lula na convenção do partido. Por isso, a torcida dela e da pequena equipe que a cerca (o resto do governo e do PT está todo dominado por Lula) é no sentido de que o ex-presidente acabe desistindo de tentar o retorno ao Planalto.
Os problemas que Lula enfrenta são de ordem jurídica e sentimental – 1) o processo por favorecer o banco BMG que está tramitando na Justiça Federal; 2) o caso Rosemary Noronha, que faz Lula fugir da imprensa desde o final de novembro; 3) o encaminhamento da denúncia de Valério à Procuradoria da República em Belo Horizonte.
Navegar é preciso, dizia Fernando Pessoa e Ulysses Guimarães repetia. A política brasileira parece estar num momento da calmaria, mas na verdade o caldeirão está fervendo. ( TRIBUNA DA IMPRENSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário