> TABOCAS NOTICIAS : ITAPETINGA-BA: A cidade está 'mal cheirosa'

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ITAPETINGA-BA: A cidade está 'mal cheirosa'


Foto Itapetinga Agora
De tempos em tempos, um mal cheiro insuportável vem incomodando a população de alguns bairros da cidade, principalmente da Nova Itapetinga, Clodoaldo Costa, Otávio Camões e Primavera. A princípio, imaginou-se que a fedentina viesse de uma empresa que processava farinha de osso para ração animal, a Fosfocal, mas a empresa foi desativada e o mal cheiro continua, em dose elevadíssima.
Neste domingo de Carnaval, segundo matérias postadas em alguns blogs locais, o mal cheiro se acentuou, alastrando por toda a cidade, causando nojo e revolta da população e visitantes que para cá se deslocaram, para passar o carnaval com seus parentes. Na  Lagoa, por exemplo, o fedor de fezes se alastrou de tal maneira, que o parque ficou quase deserto, com os visitantes sentindo nojo até de almoçar nos restaurantes.
Segundo o blog Itapetinga Agora, do policial Tiago Bottino, o mal cheiro fez com que moradores e turistas fugissem da cidade, apontando o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Carlos Leôncio, como responsável pelo ocorrido, ao lado da Vigilância Sanitária. Outra queixa recorrente dos turistas, segundo o Itapetinga Agora, foi o fechamento da Zoo Matinha, o que causou decepção aos visitantes, que saíram de Itapetinga criticando a administração pública e “enojados” com o que encontraram por aqui.
As denúncias dos blogs têm fundamento, principalmente quando vimos autoridades que deveriam estar cuidando do meio ambiente, como o secretário Leôncio e o promotor Junseira, cuidando pessoalmente de assuntos de menor importância, como a remoção de camelôs, debaixo dos holofotes da mídia oficial, o que poderia ser feito no dia-a-dia, sem estardalhaço, por fiscais da prefeitura ou pela própria Guarda Municipal, como acontece nas outras cidades.
Se eles não sabem, cuidar do meio ambiente também dá status, votos e prestígio a quem o faz com zelo, dedicação, honestidade e competência. Portanto, já passou da hora de cuidar do Rio Catolé, que virou um enorme esgoto, do aterro sanitário, que voltou a virar lixão nesta administração, dos grotões do Otávio Camões e Clodoaldo Costa, onde os esgotos correm a céu aberto, e da coitada da Matinha, que eles afirmam estar 100%, mas que vai ficar fechada quase um ano, para reforma. De http://www.sudoestehoje.com.br/novoportal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário