> TABOCAS NOTICIAS : Internautas elegem o carnaval de Salvador como o melhor do Brasil

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Internautas elegem o carnaval de Salvador como o melhor do Brasil


Salvador tem o melhor Carnaval do Brasil na opinião dos internautas brasileiros, seguido pela capital carioca. As informações são do CONECTAí , painel do Ibope para a realização de pesquisas online. A festa da capital baiana foi citada como a melhor por 34% dos internautas, à frente do Rio de Janeiro, que recebeu 30% das menções. Na sequência aparecem Olinda (8%), Recife (5%) e São Paulo (4%).
Quando considerados apenas os respondentes do Nordeste, 50% citam a folia  soteropolitana como a melhor do país, contra apenas 11% que preferem as celebrações cariocas.
Rio de Janeiro e Salvador também são os principais destinos dos 12% de entrevistados que vão viajar para pular Carnaval: 13% declaram que irão se divertir em solo carioca, especialmente moradores do Norte e Sudeste, enquanto 12% se divertirão em solo baiano, principalmente residentes no Sul e Nordeste. Outros destinos citados foram Florianópolis (8%), Porto Seguro (6%) e Recife (5%).
A organização do Carnaval nas principais cidades brasileiras foi bem avaliada por mais de 70% dos internautas, que a consideram muito boa ou boa. Hotéis e restaurantes também foram bem avaliados, com mais de 80% de muito bom ou bom, com destaque para Florianópolis (90%). As atrações turísticas igualmente foram bem avaliadas, acima de 70%.
Porém, a segurança ainda merece atenção, já que as cidades não foram consideradas seguras. As piores avaliações foram para São Paulo (27% de ruim ou muito ruim), Rio de Janeiro (23%) e Salvador (19%). Só Ouro Preto e Florianópolis foram considerados lugares seguros, com mais de 60% dos entrevistados avaliando a segurança como muito boa ou boa.

Música e bebida

Cerveja e samba são os símbolos dessa festa. Quase metade (48%) dos entrevistados respondeu que a cerveja é a bebida que melhor representa o Carnaval, seguida da água, citada por 21%. O samba também recebeu 48% das menções como a música que melhor representa a folia carnavalesca, seguido do axé (38%), muito forte no Nordeste, onde supera a preferência pelo samba (61% x 17%).
Escolas de samba - A Beija-Flor é a escola de samba do Rio de Janeiro que tem a maior torcida dos internautas, com 48% da preferência. A segunda maior torcida é  da Mangueira (27%), seguida da Portela (24%). Em São Paulo, Gaviões da Fiel (38%), Vai-Vai (34%) e Mocidade Alegre (21%) são as preferidas para levar o título de campeã.

Popularidade 

A maioria dos entrevistados gosta de Carnaval: 44% adoram ou gostam muito e 28% gostam um pouco. Entre os que mais gostam estão os moradores das regiões Nordeste (78%), Norte (76%) e Sudeste (70%).
Há também os que não curtem a festa: 30% declaram não gostar de Carnaval, dos quais 11% detestam. Pessoas com menos de 30 anos e moradores das regiões Centro-Oeste e Sul compõem a maioria do perfil dos que não gostam dessa data.
Independente de gostar ou não de Carnaval, grande parte dos internautas vai aproveitar o feriado para descansar, sendo que, para isso, 44% vão ficar na cidade onde vivem e 21% vão viajar. Pular carnaval na própria cidade é a opção de 17% dos entrevistados.
Para encerrar a festa, mais da metade dos internautas gostaria de algumas horas a mais de feriado: 68% gostariam de ter folga o dia todo na quarta-feira de cinzas, principalmente pessoas com menos de 30 anos e moradores do Norte e Nordeste. Os que são a favor de que seja um dia normal de trabalho somam 8%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 29 de janeiro de 2013, com 7.682 internautas participantes do painel CONECTAí, de todos os estados do país. Redação, Administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário