> TABOCAS NOTICIAS : 7 de Fevereiro – Dia do Gráfico

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

7 de Fevereiro – Dia do Gráfico


grafico
No Brasil são mais de 200 mil profissionais que se enquadram nesta categoria, alocados em cerca de 15 mil empresas. A data foi escolhida por coincidir com a da fundação do primeiro sindicato dos trabalhadores do setor. Antes, se comemorava em 6 de maio, dia do padroeiro dos gráficos, São João Evangelista.

O gráfico é responsável pela tipografia e pelas artes gráficas de impressões como revistas, jornais, panfletos e banners. A tipografia foi iniciada por Johannes Geinsfleish Gutenberg, em 1455 e hoje conta com uma mãozinha de ferramentas tecnológicas, como o computador e máquinas de impressão cada vez mais modernas. Gutenberg, além do criador, foi o aperfeiçoador dos processos de impressão e ficou bastante conhecido ao reproduzir a Bíblia. Deste livro, ele conseguiu imprimir 300 folhas por dias, com seis impressoras, chegando num total de 300 exemplares. Hoje em dia, as coisas são muito mais rápidas. Apesar de Gutenberg ter o renome de “inventor da tipografia”, no Oriente, cinco séculos antes, o feito é atribuído a Pi Cheng, um alquimista chinês que descobriu os tipos móveis de cerâmica. E antes de Pi Cheng, os chineses que viveram na Dinastia Tang, entre os anos de 617 e 907, já usavam tipos móveis de madeira para imprimir textos budistas e calendários.
Para quem quer se aventurar na profissão de gráfico, existem vários cursos técnicos e profissionalizantes que podem ser o primeiro passo. O Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai), por exemplo, oferece o Curso Superior em Tecnologia Gráfica, Cursos Técnicos de Artes Gráficas e Celulose e Papel e Curso de Aprendizagem Industrial, entre outros.
Fonte: Abigraf / Portal Cidadão PG / IBGEteen

Nenhum comentário:

Postar um comentário