> TABOCAS NOTICIAS : 4 de Fevereiro – Dia Mundial do Câncer – World Cancer Day

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

4 de Fevereiro – Dia Mundial do Câncer – World Cancer Day


cancer
O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo. A OMS, Organização Mundial da Saúde, estima que 84 milhões de pessoas vão morrer de câncer entre 2005 e 2015.

Anualmente, em 4 de fevereiro, a OMS/WHO junto com a União Internacional Contra o Câncer, realizam o Dia Mundial do Câncer, promovendo campanhas de esclarecimento sobre a doença.
Pelo menos um terço de todos os casos de câncer são evitáveis. Prevenção oferece a estratégia mais custo-eficaz a longo prazo para o controle do câncer.
O tabaco é a maior causa evitável de câncer no mundo de hoje. Uma estratégia abrangente, incluindo a proibição da publicidade e patrocínio do tabaco, o aumento dos impostos sobre o tabaco e os programas de cessação podem reduzir o consumo de tabaco em vários países.
A atividade física regular e a manutenção de um peso corporal saudável, junto com uma dieta saudável, podem reduzir consideravelmente o risco de câncer.
Os agentes infecciosos são responsáveis por quase 22% das mortes por câncer no mundo em desenvolvimento e 6% nos países industrializados. Hepatites virais B e C podem provocar câncer do fígado, a infecção do vírus de papiloma humano provoca o câncer do colo do útero, a bactéria Helicobacter pylori aumenta o risco de câncer de estômago. Em alguns países, a esquistossomose, uma infecção parasitária, aumenta o risco de câncer de bexiga e em outros países, o verme de fígado aumenta o risco de colangiocarcinoma dos dutos biliares. As medidas preventivas incluem vacinação e prevenção de infecção e infestação.
A radiação solar ultravioleta excessiva aumenta o risco de todos os tipos de câncer da pele. Evitar a exposição excessiva, uso de protetor solar e roupas protetoras são medidas preventivas eficazes.
O amianto pode causar câncer de pulmão; anilinas têm sido relacionados ao câncer de bexiga; e benzeno pode levar à leucemia. A prevenção da exposição ocupacional e ambiental determinadas para estes e outros produtos químicos é outro elemento importante na prevenção do câncer.
Cancer is a leading cause of death around the world. WHO estimates that 84 million people will die of cancer between 2005 and 2015 without intervention.
Each year on 4 February, WHO joins with the sponsoring International Union Against Cancer to promote ways to ease the global burden of cancer. Preventing cancer and raising quality of life for cancer patients are recurring themes. Fonte: WHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário