> TABOCAS NOTICIAS : 21 DE FEVEREIRO

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

21 DE FEVEREIRO


21 de Fevereiro – Dia Internacional da Língua Materna

Lingua_Materna
Celebra-se a 21 de fevereiro o Dia Internacional da Língua Materna. Proclamado pela Conferência Geral da UNESCO em novembro de 1999, desde fevereiro de 2000 que se comemora este Dia Internacional, com o objetivo de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.

Estimam-se em quase 6000 as línguas faladas no mundo, mas cerca de metade está à beira da extinção. Neste contexto, a UNESCO propõe que a Internet contribua para a recuperação das línguas ameaçadas. Assinale-se que o português não faz parte deste conjunto, dado que se crê ocupar a 6.ª posição na lista dos idiomas mais falados no mundo. Fonte: Ciberdúvidas / Wikipédia

Tomada de Monte Castelo - 21 de fevereiro de 1945 - 2ª Guerra Mundial - FEB
No dia 21 de fevereiro de 1945, há 64 anos atrás, a FEB (Força Expedicionária Brasileira), tomou de assalto o Monte Castelo, posição fortemente organizada e presumivelmente inexpugnável, não somente pela situação privilegiada de dominância como por estar defendida por um adversário adestrado, experiente e combativo, que já repelira, com êxito, três ataques anteriores desfechados pelos aliados.

A conquista de Monte Castelo constituíra-se num imperativo moral para os bravos expedicionários. Desafiados pelos insucessos e estimulados pelos sentimentos de honra e dignidade, os nossos soldados encaram, com firmeza e coragem, a crua realidade da guerra e prepararam-se, durante um rigoroso inverno, para o confronto decisivo.


A intensificação da instrução, as infiltrações audazes das patrulhas, os golpes-de-mão, a inquietação da artilharia e dos morteiros inimigos, a chuva, a neve, a temperatura de 18 graus abaixo de zero, foram sacrifícios necessários ao enrijecimento dos nossos pracinhas, transformando-os em combatentes de escol.

Na data que hoje comemoramos, lançaram-se com ímpeto irresistível ao ataque, esmagando resistências, desentocando os defensores das casas-matas, conquistando o objetivo que há muito esperavam.

Metralhadoras em posição

Ao evocarmos o feito heróico de Monte Castelo, motivo de justa ufania para todos os brasileiros, rendamos as nossas homenagens a todos aqueles que atenderam, solícitos, ao chamamento da Pátria em perigo. Aos valorosos soldados, que completaram o sucesso obtido em Monte Castelo, coroando-o com as vitórias de La Serra, Fornovo, Collecchio, Castelnuovo e Montese.

Aos que, vitoriosos, tiveram a felicidade de retornar aos seus lares e, aos menos afortunados, que pagaram com o sacrifício supremo de suas vidas, o preço de nossa liberdade.

A pátria agradecida não os esqueceu. Os seus nomes permanecerão indelevelmente gravados em nossas mentes e nossos corações, como exemplos de patriotismo, abnegação, idealismo, fé no primado da justiça e da democracia e repúdio às ideologias totalitárias, quaisquer que sejam as suas colorações.

Monte Castelo, resistindo durante três meses às investidas das armas aliadas, erigira-se a cidadela da presumida invencibilidade germânica.

Para os brasileiros, no entanto, representará um símbolo e um marco na vida de nossa tropa em terras de ultramar. Constituiu o índice do valor de nossa gente.

Significou a sangrenta forja de nossa agressividade. Traduziu a odisséia associada a atrevidas incursões de nossas patrulhas, avançando sob nevadas cortantes no gelo resvaladiço, a se esgueirarem através dos núcleos da defesa inimiga, em busca do prisioneiro e da informação.

Sumidouro de centenas de vidas patrícias, a sua captura pelas nossas forças constituiu um dever de consciência e um imperativo de dignidade militar. Assinalou o início de uma série de vistorias esplendidas para nossas armas, vitórias que elevaram o nome do Brasil e o prestígio de nosso Exército.

(1) - Antes das sete horas, o III/11º RI, reserva divisionária, ocupava Gaggio Montano, onde passou a aguardar ordens.

(2) - A nossa Artilharia, superiormente orientada pelo General Cordeiro de Farias, apoiou a ação sobre Monte Castelo com oportunidade e decisiva eficiência, ora em benefício do conjunto atacante, ora em proveito de um e de outro Batalhão. Teve papel proeminente na tomada do mencionado baluarte e sua ação nas últimas horas da jornada abreviou a decisão do ataque. Posteriormente, vários prisioneiros de guerra declararam que as concentrações preliminares desse ataque ao Monte Castelo “eram de arrebentar os nervos de qualquer um”.

(3) - As primeiras tropas a alcançarem o cimo de Monte Castelo, neste ataque, foram as Cias. Comandadas pelos Capitães Everaldo José da Silva e Paulo de Carvalho, pertencentes ao I/1º RI e III/1º RI, respectivamente.

(4) - Os defensores de Monte Della Torraccia resistiram com redobrada obstinação e ainda na jornada de 23 de fevereiro contra atacaram os montanheses americanos. A conquista de Monte Castelo significou o desbordamento em curso do reduto de Torraccia e passou a desempenhar um valioso apoio às operações da 10ª Divisão de Montanha. De tal forma sentiu o inimigo o torneamento de Torraccia, que sua artilharia, na manhã de 22 de fevereiro, castigou os brasileiros ocupantes de Monte Castelo com pesados e constantes bombardeios. Torraccia ainda não tombara e as posições brasileiras de Monte Castelo, na jornada de 24 de fevereiro, ainda recebiam mais de mil granadas dos canhões germânicos. De http://www.portalescolar.net/2011/02/tomada-de-monte-castelo-21-de-fevereiro.html

DATA FESTIVA DO EXÉRCITO - 21 DE FEVEREIRO
Dia 21 de Fevereiro é comemorado o Dia da Conquista do Monte Castelo (1945). 
Mais importante que tudo é, cada vez mais, valorizar nossos servidores civis e militares – mais valioso patrimônio de que dispomos –, para que possam exercer com toda pujança sua verdadeira vocação.

Soldados de Caxias – gente fardada e sem farda, da ativa e da reserva, civis e militares, de todas as origens e de todos os quadrantes do nosso território –, comemoremos com entusiasmo e fé o aniversário do nosso Exército! Devemos nos orgulhar da confiança que a Nação nos credita; de ser “braço forte e mão amiga”; de espalhar brasilidade; de cultuar valores democráticos; de enfrentar adversidades; e de colocar a Pátria acima de qualquer ambição pessoal e dar rosto à soberania brasileira.

A sentinela da Pátria não dorme. Alertas, participemos ativamente do desenvolvimento nacional, adestrando-nos para o combate e cultuando ostensivamente o “amor febril pelo Brasil”. Assim, “se a Pátria amada for um dia ultrajada”, estaremos prontos para “lutar sem temor”. Parabéns, Exército Brasileiro, pelo seu dia! 

Esta terra tem dono!

Voltando o olhar para o passado, vemos, nos Montes Guararapes, brasileiros das três raças, unidos já pelo sentimento de Pátria, expulsando o invasor e criando as bases de um Exército genuinamente brasileiro. A seguir,vemos a atuação do “povo em armas” na consolidação da Independência, na pacificação das províncias, na conquista da unidade nacional, na proclamação da República e na obtenção da coesão interna. Vemos o forjar da Força Terrestre, a dura têmpera conquistada a ferro e fogo nas guerras do Prata e na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Mais recentemente, vemos um Exército solidário na reconstrução da paz e da harmonia entre os povos, em todos os continentes. Mais em http://www.portalescolar.net/2012/01/data-festiva-do-exercito-21-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário