> TABOCAS NOTICIAS : 06 DE FEVEREIRO

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

06 DE FEVEREIRO

DIA DO AGENTE DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE - 06 DE FEVEREIRO
A natureza é um grande patrimônio da humanidade, do qual depende a nossa sobrevivência. Nos moldes de produção e consumo atuais, o meio ambiente do planeta está sendo rapidamente degradado. Diversas espécies encontram-se extintas e alterações climáticas vêm destruindo cidades, aumentando o nível do mar e inutilizando áreas que uma vez foram agricultáveis. Para reverter o processo e evitar a extinção da própria raça humana precisamos tomar ações de prevenção e manutenção do meio ambiente enquanto ainda há tempo, permitindo que as futuras gerações possam viver em harmonia. 

Em 06 de fevereiro comemoramos o Dia do Agente de Defesa Ambiental, homenageando aqueles que trabalham na proteção do nosso meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável.

O agente

Todos os que procuram proteger o meio ambiente, podem ser considerados agentes ambientais. Este é o momento apropriado para refletirmos sobre a necessidade urgente de sermos protagonistas nas questões ambientais e, consequentemente, potenciais agentes ambientais.


Nos moldes de produção e consumo atuais, o meio ambiente está sendo rapidamente degradado. Quem lê um jornal, assiste às notícias na televisão ou navega pela internet, frequentemente se depara com notícias do tipo: o planeta Terra está aquecendo, as geleiras estão derretendo, os rios contaminados matam peixes e intoxicam a população local, o buraco na camada de ozônio e os gases do efeito estufa preocupam os cientistas e assim por diante. 

A nossa sobrevivência depende da natureza, sendo assim, para reverter o processo e evitar a extinção da própria raça humana, precisamos tomar ações de prevenção e manutenção do meio ambiente. 

A falta de conscientização e respeito do ser humano contribui para a degradação ambiental acelerada. É muito importante incentivar a reflexão e a crítica enquanto ainda há tempo, pois assim permitiremos que as futuras gerações possam viver em harmonia com a natureza. De http://www.portalescolar.net

6 de Fevereiro – Dia Internacional Contra a Mutilação Genital Feminina – International Day Against Female Genital Mutilation

FGM7
Mais de 150 milhões de mulheres e meninas foram submetidas a mutilação genital feminina em todo o mundo. Segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cerca de três milhões de meninas se tornam vítimas dessa prática a cada ano.

As principais vítimas da mutilação genital são meninas e mulheres de 28 países africanos, sobretudo ao sul do Saara. Fora da África, essa prática é comum principalmente em países árabes como Omã e Iêmen. Na Europa e na América do Norte, os imigrantes muitas vezes viajam para seus países de origem para mandar mutilar suas filhas.
Em mulheres, a mutilação pode ter vários graus e maneiras. A extirpação do clitóris é chamada de clitoridectomia; pode ser acompanhada da eliminação de parte ou de todo o lábio vaginal, procedimento chamado excisão. De modo generalizado, essas práticas de remoção são chamadas circuncisão feminina. Há uma forma de mutilação – infibulação – mais grave, que consiste na costura dos lábios ou do clítoris, impedindo a menstruação e frequentemente levando a mulher à morte.
Algumas comunidades islâmicas e outras não islâmicas do norte da África e Oriente Médio praticam a mutilação sexual nas meninas e vêm chamando a atenção do mundo ocidental por conta disso. Contudo, são relatados casos de mutilação sexual feminina em todo o mundo, inclusive em países desenvolvidos.
6 February is International Day against Female Genital Mutilation. The day has been designated by the United Nations to raise awareness amongst the general public about this traditional practice which severely violates the human rights of women and girls. In the 28 countries in sub-Saharan Africa and the Middle East where female genital mutilation/cutting is performed, some 130 million women and girls have been affected. In addition to causing severe pain, FGM can result in prolonged bleeding, infection, infertility and death. The practice is still widespread in spite of a global commitment following the 2002 UN Special Session on Children to end FGM by 2010. Fonte: Portal de Notícias Ijuhy / UN Women / Swissinfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário