> TABOCAS NOTICIAS : 05 DE FEVEREIRO

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

05 DE FEVEREIRO


5 de Fevereiro – Dia do Datiloscopista Brasileiro

datiloscopia
Identificar uma pessoa significa diferenciá-la das demais. Para isso, a biometria, ramo da ciência que estuda as medidas físicas dos seres vivos, baseia-se em traços faciais, íris, retina, voz, grafia e impressão digital.

Entre os métodos de identificação biométrica, o mais eficaz é a papiloscopia, que investiga as saliências exteriores da pele. Um de seus principais campos é a análise das impressões digitais, denominada datiloscopia.
A possibilidade de duas pessoas apresentarem a mesma impressão digital é uma em 64 bilhões. Além disso, os desenhos das palmas das mãos e das extremidades dos dedos definem-se no quarto mês de vida intra-uterina e jamais se modificam.
Esta técnica foi adotada em 1891 pela Scotland Yard, a famosa polícia de Londres, na Inglaterra. Chegou ao Brasil em 5 de fevereiro de 1963, daí o Decreto 52.871, que considera este o Dia do Datiloscopista Brasileiro.
A profissão requer domínio de um verdadeiro arsenal químico, aliado à tecnologia de ponta. Certos sistemas informatizados são capazes de realizar até 200 mil comparações por segundo.Fonte: Instituto Nacional de Identificação do Departamento da Polícia Federal

5 de Fevereiro (Data Móvel) – Dia da Internet Segura – Safer Internet Day

internet_segura2013
O Dia da Internet Segura é organizado pela INSAFE anualmente, no segundo dia da segunda semana do segundo mês do ano, com o objetivo de promover o uso ético e seguro da internet e outras tecnologias, especialmente entre as crianças e jovens em todo o mundo. Em 2013, o evento será realizado no dia 5 de fevereiro.

No Brasil, as atividades são organizadas pela SaferNet juntamente com o Ministério Público. Dentre as atividades destacam-se as campanhas de conscientização na mídia, palestras em escolas, coletivas de imprensa, seminários e concursos.
A proposta do evento é a responsabilidade compartilhada entre governos, educadores, pais, ONGs, veículos de mídia, indústria e outros atores relevantes na proteção dos direitos dos cidadãos no que se refere ao uso das novas tecnologias. Os organizadores acreditam que a parceria entre esses atores é fundamental para garantir o uso positivo dessas novas tecnologias, bem como reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos.
Each year, around the world, Safer Internet Day is celebrated on the second day of the second week of the second month of the year.
Safer Internet Day 2013 will be the tenth edition of the event, and will take place on Tuesday 5 February 2013. The theme for the day is ‘Online rights and responsibilities’, when we will encourage users to ‘Connect with respect’. Fonte: CDI / Safer Internet Day 
2013

DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA - 05 DE FEVEREIRO
O Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 05 de fevereiro, por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas. Santa Ágata é reverenciada como a protetora das mamas. Na Idade Média ela teve as mamas decepadas por espadas de soldados, causando extremo sofrimento, por isso ela é tida como a "protetora das mamas".

o dia 05 de fevereiro foi instituído como Dia Nacional da Mamografia, principalmente para que muitas brasileiras se conscientizem da necessidade desse exame. 

Estimativa

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer ( Inca) é que o Brasil registre 50 mil novos casos de câncer de mama por ano. Foi determinado que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça o exame anualmente a todas as mulheres com mais de 40 anos.

De acordo com a assessoria do Inca, o sistema público conta com mais de mil mamógrafos em todo o país, com capacidade de realizar mais de 7,5 milhões de exames por ano, o que seria suficiente para cobrir toda a população. O Inca informa que ainda falta organizar a rede de atendimento, para que todas as mulheres possam fazer a mamografia gratuitamente.

Importância da mamografia

Vale lembrar que para detectar o câncer de mama não basta apenas o auto-exame. De acordo com a Associação Brasileira de Câncer (ABCÂncer), os exames de imagem é que enxergam alterações ainda não palpáveis, antes de se transformarem em nódulos perceptíveis durante o toque.
A mamografia continua sendo o método soberano e primeiro exame a ser feito em mulheres a partir dos 40 anos, porém a densidade das mamas mais jovens requer um método com maior sensibilidade para a detecção precoce da enfermidade. O diagnóstico e conseqüente tratamento do câncer de mama no seu estágio inicial aumenta significativamente as chances de cura em mulheres jovens", explica a radiologista Cristiane Mendes.

Com o passar dos anos a mamografia digital também está começando a ser usada. A sua principal vantagem é que o médico pode manipular e olhar imagem enquanto faz o exame e ainda observar o diagnóstico na hora. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário