> TABOCAS NOTICIAS : O mau exemplo de José Genoíno

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O mau exemplo de José Genoíno

É difícil entender o alvoroço estabelecido em torno da posse de José Genoíno como deputado Federal, o que ocorreu nesta quinta-feira, porque não há escândalo algum em andamento contra a presença na Câmara de outros três deputados também condenados:  João Paulo Cunha (PT-SP)
, Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).

. Além de condenados pelo STF, todos tiveram seus direitos políticos suspensos e seus mandatos foram cassados. 

. A alaúza em torno de José Genoíno deve-se ao aparente "maquiavalismo" de uma posse arranjada às pressas e ao fato da sua importância como dirigente do PT, cuja construção foi feita em cima de um discurso de claro moralismo pequeno-burguês do tipo udenista, sem contar a importância histórica do personagem, um ex-guerrilheiro comunista. Sua condenação renega tudo o que construiu durante a vida. Ele não é mais bom exemplo de nada, mas mau exemplo de tudo. Um pária saído diretamente do ventre das piores ideologias comunistas. 

. Ao encarar uma entrevista como uma "sessão de tortura" (leia nota abaixo), José Genoíno tenta colocar-se novamente como vítima de aparelhos repressivos da ditadura militar. Acontece que a imprensa e os jornalistas são instituições e profissionais que trabalham sob a égide de um liberto estado democrático de direito, o mesmo que José Genoíno e o PT juraram preservar e sob o qual construíram suas carreiras parlamentar e partidária. Ambos usaram a liberdade para atacar a liberdade.  

. O que acontece de fato sobre a aparente contradição da posse de Genoíno, condenado e no entanto empossado como deputado:

- O STF já decidiu que nenhum condenado no julgamento do mensalão será preso, terá seus direitos políticos suspensos e os mandatos cassados, enquanto o caso não transitar em julgado, ou seja, enquanto os recursos não forem todos decididos. Os recursos só poderão ser protocolados no próprio STF e todos são de rápida resolução. 

. Isto significa que legalmente o mensaleiro José Genoíno tem direito completo ao mandato.

.Ética e moralmente como fica ?

. Ora, ética e moralmente fica para José Genoíno o mesmo que fica para os deputados João Paulo Cunha, Valdemar Costa Neto e Pedro Henry, ou seja, não fica. 

. A sociedade brasileira, inclusive a mídia, não pode esquecer que o caso é de bandidos condenados por crimes cometidos. Como se sabe, criminoso algum acha que cometeu crime, sobretudo quando se trata de delinquentes políticos do calibre dos quatro deputados. Eles são a escória do parlamento brasileiro. E não são os únicos.  

. A hora da verdade chegará para todos eles, mas para tudo há seu tempo. Numa sociedade civilizada, democrática e respeitadora do estado democrático de direito, a hora da verdade para os criminosos ocorre depois da coisa julgada, porque só o respeito pela norma legal protege todos os cidadãos, sejam eles ricos ou pobres, parlamentares ou simples eleitores. 

CLIQUE AQUI para ler o depoimento de um ex-assessor da bancada do PMDB na Câmara Federal, contando de que modo o então deputado José Genoíno moveu campanha de calúnias contra o ex-deputado Ibsen Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário