> TABOCAS NOTICIAS : O exemplo do Chile

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O exemplo do Chile


Chile2013

Um dos países mais estáveis e desenvolvidos da América Latina, o Chile apresentou até recentemente das mais altas taxas de crescimento econômico na região, mas tem vindo a enfrentar desafios como a necessidade de diversificar uma economia muito dependente do cobre – é o maior produtor mundial – ou de solucionar os desequilíbrios da distribuição da riqueza entre os seus 16 milhões de habitantes.
Com uma economia aberta, na qual os investimentos e a procura interna têm aumentado de modo sustentado, o dinamismo do sector exportador e uma ativa política de integração comercial, através de acordos comerciais com mais de 60 países, ditaram taxas de crescimento em redor de 6 % nos últimos anos.
Em 2006, o Chile firmou acordos de comércio com a China e a Índia, tendo ainda estabelecido convênios com o Mercosul e a União Europeia.
O país procura atrair investimento direto estrangeiro em larga escala, sendo a maior percentagem deste encaminhada para sectores como o gás, a eletricidade, a água e a exploração mineira.
Declarado independente em 1818, o Chile teve o seu primeiro Congresso Nacional criado a oito anos antes, quando foi proclamada uma república autónoma no seio da monarquia espanhola, o que transformou o país numa das mais antigas democracias da América.
O desenho do país, que se assemelha a uma longa fita com 4.300 km de comprimento e 175 km de largura média, atribuiu-lhe características climáticas muito variadas, que vão desde o deserto mais seco do mundo – Atacama, no norte –, passando por um ambiente mediterrânico no centro, até um clima parecido aos Alpes no sul, que apresenta permanentemente neve nas terras altas, glaciares, fiordes e lagos.
Santiago, a capital, é o principal centro político, econômico e cultural do país. Foi fundada, em 1541, pelo explorador espanhol Pedro de Valdívia e tem uma população de cerca de seis milhões de habitantes.
Situada num vale formado pela cordilheira dos Andes – com cumes cobertos de neves eternas –, por vezes com altitudes de 6.000 metros, e cruzado pelos rios Mapocho e Maipo, Santiago está localizada a uma altitude superior a 500 metros e a 100 quilômetros da costa do Pacífico. De http://adireitabrasileira.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário