> TABOCAS NOTICIAS : Lembranças de 1949: Panorama da Seleção e do Brasil antes da Copa

sábado, 26 de janeiro de 2013

Lembranças de 1949: Panorama da Seleção e do Brasil antes da Copa


Seleção 1949Contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014. Nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, o Brasil estará a 500 dias de sediar mais uma vez a maior competição esportiva do planeta. E, para abrir o material especial, o LANCE!Net relembra neste sábado a situação da Seleção e do próprio país um ano e meio antes de a bola rolar no Maracanã na Copa do Mundo de 1950.

Atualmente, o time está em fase de reformulação após a demissão de Mano Menezes e o retorno do técnico Luiz Felipe Scolari. Ainda dentro das quatro linhas, os principais estádios também estão em reforma.

Logo, a situação de 2013 não chega a ser muito diferente da vivida em 1949. Mas qual era o panorama esportivo, cultural, político e econômico no começo daquele ano? E a maior dúvida: qual era a Seleção base?

Em campo, o time era formado por Barbosa; Augusto, Wilson, Ely e Danilo Alvim; Noronha, Tesourinha, Zizinho e Octávio; Jair Rosa Pinto e Simão. O quarteto defensivo era do “Expresso da Vitória”, o famoso time do Vasco da década de 40.

A escalação acima foi a primeira usada pelo técnico Flávio Costa em 1949. Na ocasião (3 de abril), a Seleção venceu o Equador por 9 a 1 na estreia do Campeonato Sul-Americano (atual Copa América), que acabaria conquistada pelo próprio Brasil.

Apesar da base mantida, seis mudanças ocorreram no time que estreou na Copa do Mundo de 1950 contra o México (vitória por 4 a 0, em 24 de julho). Juvenal, Bigode, Maneca, Ademir Menezes, Baltazar e Friaça entraram nos lugares de Wilson, Noronha, Tesourinha, Zizinho, Octávio e Simão, respectivamente.

E os estádios? Quais palcos estavam prontos para receber o retorno do torneio internacional depois de 12 anos (as Copas do Mundo de 1942 e 1946 foram canceladas por causa da Segunda Guerra Mundial)?

Dos seis estádios que sediaram o Mundial (histórico abaixo), dois ainda estavam em obras em 1949: Independência (Belo Horizonte) e Maracanã (Rio de Janeiro). Por outro lado, Vila Capanema (Curitiba), Estádio dos Eucaliptos (Porto Alegre), Ilha do Retiro (Recife) e o Pacaembu (São Paulo) já estavam de pé.

Os panoramas de 1949 e 2013 são semelhantes. Mas o fim da história será o mesmo? Esperamos que não.
Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Lembrancas-panorama-Selecao-Brasil-Copa_0_854314567.html#ixzz2J5wVS2y0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário