> TABOCAS NOTICIAS : Estelionato fiscal arranha autoridade do governo Dilma Roussef

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Estelionato fiscal arranha autoridade do governo Dilma Roussef


Desde que a jornalista Miriam Leitão, jornal O Globo, denunciou o que chamou de "estelionato fiscal", as notícias sobre a maquiagem feita pelo ministro Guido Mantega e seu homem do Tesouro, o gaúcho Arno Agustin, são cada vez mais perversas, obrigando o governo a se defender como pode.

. O fato é que as contas foram maquiadas.

. O editor vem conversando desde sábado com gente da área, inclusive banqueiros e empresários estrangeiros de grande porte, todos preocupados com a confirmação de denúncias que vinam fazendo publicações respeitadas como The Economist e Financial Times, que chegaram a pedir a imediata demissão do ministro Guido Mantega, ignorando que por trás dele está a verdadeira autora da química, a presidente Dilma Roussef.

. No sábado, o editor conversou longamente com o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos, especialista em contas públicas, que contou didaticamente o que aconteceu:

- Manobras contábeis não resolvem o problema.

. O editor considera que Darcy Francisco equivocou-se no artigo que assinou nesta terça-feira no jornal Zero Hora, onde prescreve o seguinte remédio para o caso:

- O que resolveu é o crescimento do PIB, porque sem isto teremos crise fiscal.

. Acontece que o crescimento do PIB nada resolverá, caso o governo prossiga sua escalada ensandecida pelo aumento das despesas e do endividamento público, sem contar sua falta de eficiência e eficácia na gestão pública, sobretudo nos investimentos que faz. O governo preferiu, à luz de suas manobras contábeis, em lugar de um encontro com a verdade, que poderia parecer um fracasso, maquiar a realidade. Como as pessoas do lado de fora sabem minimamente fazer contas, ele apenas praticou um autoengano. E leva a suspeitar que outras maquiagens podem ter acontecido ou ainda vieram a acontecer. Não é uma boa forma de conquistar a confiança dos agentes econômicos, ressabidos nos últimos tempos com a política oficial, como constatou o BC

- Um dos maiores sacos sem fundos do atual governo Lula-Dilma é a criação de estatais que só consomem dinheiro e não geram receita, mas alojam apadrinhados políticos. A dupla criou 10 empresas em 10 anos.

CLIQUE AQUI para ler o artigo de Darcy Francisco no jornal Zero Hora desta terça-feira.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista de Gustavo Loyola, "OPs investidores começam a temer pela situação fiscal do país".

Nenhum comentário:

Postar um comentário