> TABOCAS NOTICIAS : Enchentes no Brasil: Todo verão é a mesma coisa

domingo, 6 de janeiro de 2013

Enchentes no Brasil: Todo verão é a mesma coisa

Por David Borges
Enchentes: todo verão é a mesma coisa
Todo verão é a mesma coisa: a gente vê algum estado brasileiro sendo arrasado pelas chuvas. Sabem por que isso acontece?
1 – Nas raras ocasiões em que o poder público lembra de realizar obras contra as enchentes, usa como base a pluviosidade média do ano, quando deveria usar a do mês com maior volume de chuvas e ainda deixar uma folga.
2 – A população, vítima de um péssimo sistema educacional e da desvalorização social da instrução, simplesmente não sabe disso e acaba não cobrando a atitude correta do poder público.
3 – A população se esquece de que todo ano há estação chuvosa, e passa 9 dos 12 meses que compõem o ano preocupada com outras coisas. Simplesmente não há visão a longo prazo.
4 – Há uma enorme quantidade de construções irregulares em encostas ou perto de encostas.
5 – Desmatam demais, especialmente nos morros.
6 – Enchem as cidades de asfalto. Hoje em dia não há mais quintais, o que faz com que a água da chuva não tenha por onde se infiltrar no solo. Ela acaba correndo na superfície, transformando ruas em rios.
7 – Além de tudo, é comum as pessoas jogarem lixo no chão – o que entope bueiros.
O interessante é que TODO MUNDO acha que as enchentes são causadas só pelo item nº 7, esquecem de todos os demais e acabam nunca tocando no assunto… O resultado: enquanto não se falar disso não vamos resolver o problema e continuarão existindo enchentes.
Torça para que você não seja o desabrigado da próxima. De http://www.enfu.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário