> TABOCAS NOTICIAS : Cingapura, pela primeira vez, terá uma mulher na Presidência do Parlamento

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cingapura, pela primeira vez, terá uma mulher na Presidência do Parlamento

Agência Brasil

Pela primeira vez, Cingapura (na Ásia) terá uma mulher como presidenta do Parlamento. A advogada e atual ministra de Assuntos Sociais e Família, Halimah Yacob, de 58 anos, comandará o Parlamento do país.

Cingapura adota como sistema político a República Parlamentarista, em que o presidente e o vice-presidente da República exercem funções administrativas, e o primeiro-ministro é responsável pelas decisões políticas e econômicas.

Yacob foi designada candidata pelo primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, que conta com o apoio do Partido de Ação Popular (PAP). Loong elogiou Yacob por sua "voz prática e compassiva que ajudou na criação de políticas mais humanas".

Yacob assume o comando do Parlamento no próximo dia 14. Ela substitui Michael Palmer, que renunciou ao cargo no último dia 19.

Palmer renunciou após admitir uma “conduta imprópria" e o "grave erro" de ter mantido uma relação extraconjugal com uma funcionária que trabalhava na sua área eleitoral. Cingapura tem aproximadamente 5 milhões de habitantes. A população é formada por descendentes de chineses, malaios e indianos. Há quatro línguas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário