> TABOCAS NOTICIAS : Câncer de mama: Governo exclui mulheres com metástase de acesso a novo medicamento do SUS

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Câncer de mama: Governo exclui mulheres com metástase de acesso a novo medicamento do SUS


Utilizado para o tratamento de mulheres com câncer de mama, o medicamento de alto custo, trastuzumabe será incorporado em 2013 ao Serviço Único de Saúde (SUS). O remédio é capaz de reduzir a chance de reincidência da doença e de diminuir o risco de morte em 20% das pacientes (compatíveis com o medicamento). Segundo dados do Inca, a cada ano cerca de 52 mil mulheres são diagnosticadas com a doença no Brasil.

O uso do medicamento promete dar uma nova esperança para as pacientes que não têm condições de comprar o remédio na rede privada. Porém algumas questões não foram bem aceitas por especialistas. Eles reclamam da exclusão no tratamento das pacientes com metástase, a compra centralizada e a distribuição do medicamento, que exige cuidados específicos.

O presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Anderson Silvestrini, reforça que existem estudos respeitados em diversos países que comprovam que o trastuzumabe pode aumentar em até dois anos a sobrevida de pacientes com metástase.
Para ele, a compra centralizada é outro motivo de preocupação uma vez que o remédio precisa de refrigeração durante todo o processo de transporte e manutenção. Por Redação, www.administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário