> TABOCAS NOTICIAS : 27 DE JANEIRO

domingo, 27 de janeiro de 2013

27 DE JANEIRO

ELEVAÇÃO DO BRASIL A VICE-REINO - 27 DE JANEIRO (1763)
Em 1763 a Cidade do Rio de Janeiro foi elevada à categoria de capital. Aos 19 de outubro do mesmo ano, tomou posse o vice-rei Conde da Cunha. Findava-se assim o período dos Governos-Gerais.

A expansão comercial e militar da cidade já estava acontecendo durante toda a primeira metade do Século, com o crescimento de seu papel administrativo. 

De Salvador para o Rio de Janeiro

Com a mudança da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763 e consequente posse do vice-rei Conde da Cunha, teria fim o período dos governos gerais. A instalação do vice reino do Brasil no Rio, não necessitou de muitas modificações, pois a cidade já vinha crescendo aos poucos e se adaptando para o novo papel.


A essa altura o cargo de vice-rei seria mais honorifico do que efetivo, tendo em vista que sua autoridade não era total sobre a colônia portuguesa, que tinha Lisboa como o verdadeiro centro do poder. De http://www.portalescolar.net/2011/12/elevacao-do-brasil-vice-reino-27-de.html

27 de Janeiro (Data Móvel) – Dia Mundial da Hanseníase – World Leprosy Day

lepra
O Dia Mundial da Hanseníase é comemorado no último domingo de janeiro.

A Hanseníase, popularmente conhecida por Lepra, é uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Hansen (nome do cientista norueguês que o descobriu), semelhante ao que origina a tuberculose. Pode-se dizer que a primeira vez que se ouviu falar nesta patologia foi em finais do século XIX, precisamente em 1873, quando oficialmente se detectou a origem da doença.
Devido ao agente responsável pela Lepra, o bacilo é conhecido como Mycobacterium Leprae, e classifica-se como uma doença infecciosa. Entretanto, a sua infecciosidade é muito baixa, a tal ponto que pode ser catalogada entre as patologias menos contagiosas. Por isso, é importante enfatizar que mais do que combater a doença, é preciso lutar contra o preconceito.
A única fonte de contágio continua sendo o doente, através da pele, mucosas nasal e oral, globo ocular, etc. O Mycobacterium Leprae prefere as zonas mais frias do corpo humano, como as mãos e os pés que se tornam mais grossos; o doente pode ter também aparecer dores, caroços e inchaços no rosto e nas orelhas. Por último, o micróbio costuma também afetar o sistema nervoso periférico. Neste caso, produzem-se danos irreversíveis, como por exemplo a cegueira e a mutilação. Mais em Fonte: Diario Online Região Sul / The Leprosy Mission Canada

27 de Janeiro – Dia da Recordação do Holocausto – International Holocaust Remembrance Day

holocausto
27 de janeiro de 1945 é o dia da libertação do campo de exterminação de Auschwitz. E a Assembleia Geral da ONU declarou esse dia como o Dia da Recordação do Holocausto, um dia especial de recordação dos cerca de 6 milhões de judeus assassinados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto (com inicial maiúscula) passou a ser utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazista de Adolf Hitler. A maior parte dos exterminados era judia, mas também havia militantes comunistas, homossexuais, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, membros da elite intelectual polaca, russa e de outros países do Leste Europeu, além de ativistas políticos, Testemunhas de Jeová, alguns sacerdotes católicos e sindicalistas, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum.
Mais tarde, no correr dos Julgamentos de Nuremberg, o termo foi sendo aos poucos adotado por judeus e, em menor número, por esses outros grupos considerados indesejados no regime nazista de Adolf Hitler. Como a maior parte dos perseguidos políticos de Hitler que podiam reclamar eram os judeus, os militantes não aliados foram esquecidos.
Todos estes grupos pereceram lado a lado nos campos de concentração e de extermínio, de acordo com textos e fotografias, testemunhos de sobreviventes numa extensa documentação deixada pelos próprios nazistas, perpetradores e de espectadores, e com o saldo de registros estatísticos de vários países sob ocupação. O número exato de mortes durante essa passagem é desconhecido, mas segundo alguns especialistas estima-se que o número de pessoas desaparecidas, mortas ou assassinadas oscile entre os nove e os onze milhões, seis milhões dos quais judeus. Fonte: UOL / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário