> TABOCAS NOTICIAS : 22 de Janeiro – Aniversário de Rogério Ceni

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

22 de Janeiro – Aniversário de Rogério Ceni


quadro_rc4
Rogério Ceni nasceu no dia 22 de janeiro de 1973, em Pato Branco, no estado do Paraná.

Iniciou carreira no voleibol, jogando inclusive na Seleção de Mato Grosso. Aos 16 anos foi chamado para um teste no “futebol” na equipe do Sinop (MT), iniciando sua carreira como profissional em 1990, tornando-se campeão estadual.
No dia 7 de setembro de 1990, se transferiu para o São Paulo Futebol Clube, ganhando o Campeonato Paulista do mesmo ano. Chegou a jogar como titular na categoria de aspirantes, e acabou campeão da Copa São Paulo de Juniores em 1993. No mesmo ano (como goleiro reserva), sagrou-se campeão da Copa Libertadores, Recopa Sulamericana e da Copa Intercontinental. Em 1994, levou a Recopa Sulamericana mais uma vez – ainda como reserva. Somente após a saída de Zetti, em 1997, é que passou definitivamente a titular do clube – Muricy Ramalho foi seu treinador de goleiros na era Telê Santana.
Rogério é famoso por ser especialista em cobranças de falta próxima à área e também é o cobrador oficial de pênaltis do time.
Recebeu por seis vezes a Bola de Prata, prêmio concedido pela revista Placar ao melhor jogador da posição durante o Campeonato Brasileiro, e no ano de 2008, além do troféu de prata, recebeu a Bola de Ouro como o melhor jogador do Campeonato Brasileiro.
Rogério entrou três vezes na lista dos dez melhores goleiros do mundo, elaborada anualmente pela IFFHS, Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, entidade com sede na Alemanha. Em 2005, foi o nono colocado, em 2006 ficou na sexta colocação e em 2007 ficou na quinta colocação.
Participou de dezessete partidas pela Seleção Brasileira de Futebol e integrou o elenco pentacampeão do mundo pelo Brasil em 2002. Em 22 de Junho de 2006, atuou pela primeira vez em um jogo de Copa do Mundo ao substituir Dida aos trinta e seis minutos do segundo tempo, na partida em que a seleção derrotou o Japão por 4 a 1. Este fato significou a quebra de um tabu que já durava quarenta anos, pois a última vez que a seleção brasileira utilizou dois goleiros numa mesma Copa havia sido em 1966, na Inglaterra.
Foi indicado ao prêmio Bola de Ouro, da revista France Football, em 2007, sendo o primeiro e único, até o momento, jogador atuando na América do Sul a concorrer ao prêmio.
No dia 19 de agosto de 2009, com um vítória sobre o Fluminense por 1×0, Rogério Ceni tornou-se o jogador que mais partidas jogou da história do Campeonato Brasileiro, superando Zinho, que jogou por Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, que detinha o recorde com 369 partidas.
O primeiro gol de Rogério foi marcado numa cobrança de falta em 15 de fevereiro de 1997, contra o União São João, em Araras, pelo Campeonato Paulista. No dia 20 de agosto de 2006, Rogério tornou-se o maior goleiro artilheiro da história ao marcar, contra o Cruzeiro, em cobrança de falta ensaiada, seu 63º gol em partidas oficiais, superando a marca de 62 gols que antes pertencia ao goleiro paraguaio José Luis Chilavert.
Fonte: Campeões do Futebol / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário