> TABOCAS NOTICIAS : Série A: Campeonato Brasileiro por pontos corridos

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Série A: Campeonato Brasileiro por pontos corridos


Em seis edições, a decisão do campeão ficou para o fim. A exemplo do Fluminense este ano, apenas Cruzeiro, em 2003, e São Paulo, em 2006 e 2007, conseguiram garantir o título com antecedência. Já as definições de rebaixados e classificados para as Copas Libertadores e Sul-Americana sempre esquentam a última rodada.

O formato atual já é o mais duradouro da história dos Brasileiros. As únicas mudanças foram quanto ao número de participantes, que conta com 20 equipes desde 2006, e ajustes como a transferência dos clássicos regionais para a última rodada, justamente para assegurar mais emoção nas ‘decisões’.

O melhor aproveitamento da história dos pontos corridos é do Cruzeiro de 2003, quando havia 24 times na disputa: 72,46%. Nos Brasileiros com 20 clubes, o recorde é do São Paulo de 2006: 68,42%. O Atlético, atual vice-campeão, é dono do melhor desempenho em um turno: 75,44%.

Criado com a ideia de tornar o nacional mais justo, o sistema de pontos corridos, até aqui, concentrou os campeões no Sudeste. O Cruzeiro foi o único campeão fora do eixo Rio-São Paulo. Paulistas levaram seis taças e cariocas, três.

Muricy Ramalho, Vanderlei Luxemburgo, Antônio Lopes, Andrade, Tite e Abel Braga são os únicos treinadores que conquistaram o Brasileiro no novo formato.

om quatro títulos no currículo, Muricy Ramalho, que levantou o caneco por São Paulo (três vezes) e Fluminense (uma vez), é o maior campeão no sistema.

Entre os técnicos, o que tem o melhor aproveitamento nos pontos corridos é Cristóvão Borges (58%), mas apenas com um trabalho realizado, no Vasco. O tetracampeão Muricy Ramalho, com 381 jogos no currículo, tem mérito maior com seus 57% de rendimento. O bicampeão Luxemburgo, com 345 jogos, vem abaixo, com 56,66% de aproveitamento. 


Em dez anos, o São Paulo se consolidou como maior campeão do formato, com três taças, e também como maior pontuador. São 673 pontos. O Tricolor é seguido por Internacional, Cruzeiro, Santos, Fluminense e Flamengo, únicos clubes que disputaram todas as edições na Série A. 

Mesmo sem ser atacante e sem disputar a Série A este ano, o meia Paulo Baier, atualmente no Atlético-PR, é o maior artilheiro dos pontos corridos, com 91 gols em nove participações.

Desde 2003, o maior goleador em uma única edição foi o ex-atacante Washington. Ele marcou 34 gols com a camisa do Atlético-PR, no Nacional de 2004. De http://www.carlosferreirajf.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário