> TABOCAS NOTICIAS : Pesquisa põe torcidas de Flamengo e Corinthians com o mesmo tamanho

domingo, 16 de dezembro de 2012

Pesquisa põe torcidas de Flamengo e Corinthians com o mesmo tamanho

Torcidas de Flamengo e Corinthians (Fotos: Maurício Val/VIPCOMM e Ricardo Rímoli)
Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha divulgada neste sábado,15, pelo jornal "Folha de S. Paulo" aponta um empate entre as torcidas de Flamengo e Corinthians, cada uma com 16% da preferência dos brasileiros. Foram realizadas 2.588 entrevistas em 160 municípios do país na quinta-feira, com pessoas de 16 anos ou mais, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na última pesquisa LANCE!/Ibope, realizada em 2010, a torcida do Flamengo foi apontada como a maior, com 17,2% da preferência dos entrevistados, enquanto o Corinthians vinha logo atrás, com 13,4% - uma diferença de 3,8 pontos percentuais. A margem de erro da pesquisa, que ouviu 7.109 pessoas a partir de 10 anos em 141 municípios, é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Uma nova pesquisa L!/Ibope será realizada em 2013.
Na pesquisa do Datafolha realizada em 2010, os valores eram parecidos com a da L!/Ibope: o Flamengo tinha 17% e o Corinthians, 14%. No entanto, os números deste ano mostram um crescimento da torcida corintiana de dois pontos percentuais, ao passo que a torcida rubro-negro encolheu um ponto percentual.
Este ano, uma outra pesquisa foi divulgada, realizada pela Pluri Consultoria em janeiro, em que colocava o Flamengo à frente do Corinthians (15% contra 13%). No entanto, como a margem de erro é de 2,4%, já estava considerado um empate técnico.
A pesquisa do Datafolha deste ano aponta ainda um inusitado empate entre Fluminense, Bahia, Vitória e Portuguesa, todos com 1%. Com a margem de erro, estas equipes podem variar entre 3% e 0%. A pesquisa L!/Ibope de 2010 trazia o Fluminense com 1,6% e a Portuguesa nem estava citada entre as 20 maiores torcidas.
Confira os dados da pesquisa do Datafolha e compare com os números do L!/Ibope de 2010 e com o Datafolha daquele ano: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário