> TABOCAS NOTICIAS : Mesmo com a crise, há brasileiros que permanecem em Portugal

domingo, 23 de dezembro de 2012

Mesmo com a crise, há brasileiros que permanecem em Portugal


Portugal está vivendo um dos piores momentos econômicos desde a Revolução dos Cravos em 1974 por causa da crise econômica na zona do euro; e a perspectiva é que esse cenário se estenda por 2013 – ano em que o próprio governo prevê desemprego (perto dos 20%) e recessão (queda de 1% do Produto Interno Bruto e diminuição de 2% no consumo das famílias).

Além da diminuição da riqueza produzida pelo país e do bem-estar das famílias (afetadas com aumento de impostos e redução de gastos de proteção social a partir do próximo mês), Portugal corre o risco de sofrer com a diminuição da população – muitos imigrantes podem deixar o país em decorrência da crise econômica.

Entre 2001 e 2011, a população de Portugal cresceu em torno de 200 mil habitantes, graças aos imigrantes atraídos pelas perspectivas econômicas do país, como participante da Comunidade Europeia. Só de imigrantes brasileiros foram 77 mil pessoas, que formam a principal colônia de estrangeiros em Portugal (cerca de 111 mil brasileiros, mais de um quarto dos imigrantes). Mais em http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/mundo/2012/12/22/interna_mundo,414573/mesmo-com-a-crise-ha-brasileiros-que-permanecem-em-portugal.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário