> TABOCAS NOTICIAS : MEC promete punir 324 cursos universitários de má qualidade

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MEC promete punir 324 cursos universitários de má qualidade


O Ministério da Educação promete punir 324 cursos universitários que, após quatro anos, continuam com um baixo indicador de qualidade.
Essas graduações tiveram, tanto em 2008 como em 2011, um desempenho insatisfatório no CPC (Conceito Preliminar de Curso). Numa escala de 1 a 5, esse indicador avalia itens como a infraestrutura do curso e a titulação dos docentes. Parte dos itens é analisada anualmente; parte ocorre a cada três anos. Essa é a primeira vez em que um ciclo de avaliação é fechado --o CPC foi criado em 2008. A pasta não detalhou a lista de cursos e instituições cujo desempenho ruim se repetiu em 2008 e 2011 --a relação total de escolas e suas notas, no entanto, está disponível no portal do ministério. "Nós seremos muito rigorosos com aqueles que concluíram o ciclo e não melhoraram a qualidade", disse o ministro Aloizio Mercadante. A Folha apurou que, entre as medidas punitivas, o MEC considera impedir a realização de novos vestibulares. Os alunos já matriculados teriam garantida a emissão do diploma. A maior parte desses cursos está em instituições privadas. Hoje, esses cursos já enfrentam restrições do governo, como impedimento para participar do Fies, programa de financiamento estudantil, e do Prouni, que concede bolsas para estudantes de baixa renda. 
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/12/07/ministerio-promete-pena-rigorosa-a-324-cursos-repetentes.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário