> TABOCAS NOTICIAS : ITORORÓ-BA: Prefeito não cumpre TAC e juiz manda fechar matadouro

domingo, 2 de dezembro de 2012

ITORORÓ-BA: Prefeito não cumpre TAC e juiz manda fechar matadouro


Por ordem do Juiz de Direito da Vara Cível de Itororó, Dr. Marley Cunha Medeiros, foi efetuado a interdição do matadouro municipal de Itororó na tarde desta sexta-feira, 30. O fato poderá ser um duro golpe a economia local, já que, o fechamento das filiais da Vulcabras/Azaléia de Bandeira do Colônia e Itororó, aconteceu também na tarde de hoje.

O Ministério Público propôs, na última quarta-feira, 21/11, duas ações civis públicas na Vara Cível da Comarca de Itororó visando à interdição dos matadouros de Itororó, de Firmino Alves e de Itaiá, interior deste Município, depois de esgotado o prazo estabelecido no TAC (Termo de Ajuste de Condutas), que não foram cumpridos pelos prefeitos de Itororó, Adroaldo Almeida, e Firmino Alves, Padre Agnaldo, através do qual se comprometiam a realizar reformas e adaptações nos matadouros até 31 de outubro de 2012, mas não fizeram.
Segundo o promotor Dario Jose Kist o fundamento da ação situa-se nas graves irregularidades do ponto de vista ambiental e de saúde pública de que tais empreendimentos padecem. As péssimas condições higiênicas e sanitárias existentes nos matadouros geram inúmeros riscos de transmissão de doenças graves, como artrite infecciosa, carbúnculo hemático, coriza gangrenosa, encefalomielites infecciosas, enterites septicêmicas, linfagite ulcerosa, tuberculose, peripneumonia contagiosa, raiva e pseudo-raiva, neurocisticercose, leptospirose, toxinfecção alimentar e toxoplasmose.
O matadouro municipal de Itororó carrega em sua estrutura e na forma do abate um problema de décadas e que dentro dos âmbitos legais buscou ser solucionado pela gestão atual da prefeitura. Informações do Blog Itororó Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário