> TABOCAS NOTICIAS : Dirceu chama mensalão de 'luta política': 'Poderia ter ganhado R$ 100 mi'

sábado, 22 de dezembro de 2012

Dirceu chama mensalão de 'luta política': 'Poderia ter ganhado R$ 100 mi'

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 33 meses de reclusão como chefe do esquema do mensalão, passou momentos de apreensão na manhã desta sexta-feira (21). Embora apostasse que a sua prisão imediata não seria decretada – o que de fato ocorreu – ele já tinha um plano para os dias que ficará encarcerado. "Eu me organizo. Eu vou voltar a estudar. Vou fazer um mestrado, alguma coisa. E tenho que imediatamente começar a trabalhar na prisão. Até para começar a abater da pena. Se eu for para [a penitenciária de] Tremembé 2 [no Vale do Paraíba], dá para trabalhar", estimou Dirceu, em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, que esteve no seu apartamento, na Vila Mariana, no começo do dia marcado para o fim do mundo. Apesar de declarar não ter medo da detenção, o petista admite que poderá, a depender das condições do presídio, ter depressão. "Para mim é uma tragédia ser preso aos 66 anos. Eu vou sair da cadeia com 70. São mais de três anos. Porque parte [da pena] é cumprida em regime fechado, mas depois [no semiaberto] vou ter que dormir todos os dias na cadeia. Sabe o que é isso? Eu perdi os melhores anos da minha vida nesses últimos sete anos [em que teve que se defender das acusações de chefiar a quadrilha do mensalão]. Os anos em que eu estava mais maduro, em que eu poderia servir ao país", diz, ao declarar querer ter acesso a livros, jornais e iPad na cela para o tempo passar mais rápido. "A lei permite, para o preso trabalhar e estudar. Tem gente aí até querendo mudar essa lei. Foi aprovada proibição no Senado, o PT bloqueou na Câmara. [...] São 33 meses. Não é fácil", analisou. José Dirceu sugeriu ao presidente nacional petista, Rui Falcão, que fizesse com o ex-presidente Lula uma manifestação com 200 mil pessoas em protesto contra a prisão dos "mensaleiros" e para "dar uma demonstração de força" da esquerda brasileira. "Eu transformei isso [mensalão] em uma luta política. Eu poderia ter ganhado muito dinheiro como consultor. Poderia estar rico, ter ganhado R$ 100 milhões. Mas é por isso que eu sou o José Dirceu. Tudo o que eu ganhei eu gastei na luta política", definiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário