> TABOCAS NOTICIAS : Com seca prolongada, cidades do Nordeste já sofrem no abastecimento de água

domingo, 2 de dezembro de 2012

Com seca prolongada, cidades do Nordeste já sofrem no abastecimento de água


A seca que assola o semiárido nordestino está afetando não só o abastecimento de água aos moradores de sítios e distritos, como já atinge as zonas urbanas. Com as chuvas escassas há mais de um ano nos nove Estados da região, muitas cidades sofrem com a falta de água. Levantamento feito pelo UOL esta semana com as companhias de saneamento aponta que pelo menos 127 municípios em sete dos noves Estados já estão com o abastecimento comprometido. Dez dessas cidades estão colapso total e nenhum moradores recebe água.
O problema está nos níveis de água dos mananciais, que secam cada vez mais por conta da estiagem, que já dura mais de um ano. Os racionamentos de água chegam a acontecer em cidades da zona da mata e até no litoral. Esta semana, Maceió foi a primeira capital nordestina a iniciar rodízio no abastecimento, que atinge cerca de 200 mil pessoas que moram na parte alta da cidade. “Hoje o nível de armazenamento de águas de todo o sertão do Nordeste está no patamar de 38%. A capacidade da região é 20 bilhões/m³”, afirmou o meteorologista e coordenador do Laboratório de Processamento de Imagens de Satélite da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), Humberto Barbosa. Segundo Barbosa, as chuvas devem voltar a cair em níveis normais apenas no próximo ano, o que deve trazer dificuldades na recuperação dos sistemas. “Mesmo com as chuvas beirando a normalidade em 2013, o déficit hídrico acumulado exigirá um esforço conjunto por parte de todos os setores da sociedade”, disse.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/12/02/com-seca-prolongada-cidades-do-nordeste-ja-sofrem-com-colapso-no-abastecimento-de-agua.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário