> TABOCAS NOTICIAS : China e África do Sul suspendem importações de carne brasileira

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

China e África do Sul suspendem importações de carne brasileira

Divulgação
Os governos da China e da África do Sul decidiram suspender as importações de carne bovina brasileira. O Ministério da Agricultura confirmou ter recebido nesta quinta-feira (13) notificações oficiais dos dois países sobre o assunto.


Os documentos alertam o governo brasileiro sobre o embargo temporário à carne bovina do país e pedem mais esclarecimentos sobre a identificação do agente causador do mal da vaca louca num animal morto no Paraná em dezembro de 2010. O episódio, anunciado pelo Brasil na sexta-feira (7), provocou a suspensão de importação de carne bovina do país pelo Japão.

A Rússia, principal comprador da carne brasileira, e o Irã também ameaçam barrar a entrada do produto. Os pecuaristas venezuelanos também querem a suspensão temporária da importação de carne bovina congelada e de animais vivos do Brasil até que os governos brasileiro e venezuelano apresentem estudo de risco de contaminação pelo mal da vaca louca. Foi a primeira vez que o Brasil registrou a presença do agente causador do mal da vaca louca. A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) decidiu, contudo, manter a classificação do país como de risco insignificante para a doença. O consumidor brasileiro não corre o risco de contaminação pelo mal da vaca louca ao ingerir carne bovina, garantem o Ministério da Agricultura e produtores. Todos os animais da propriedade envolvida no episódio foram mortos e todos os exames feitos nos últimos anos deram negativo para a vaca louca. 
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/12/13/china-e-africa-do-sul-suspendem-importacoes-de-carne-brasileira.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário