> TABOCAS NOTICIAS : STF conclui definição de penas de réus; 13 irão para a prisão

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

STF conclui definição de penas de réus; 13 irão para a prisão

O STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu nesta quarta-feira (28) a definição das penas para os 25 réus condenados no processo do mensalão e 13 deles irão para a prisão, incluindo o ex-ministro José Dirceu. Penas superiores a oito anos devem ser cumpridas em regime fechado. Entre quatro e oito anos, as penas são cumpridas em regime semiaberto e o condenado volta para dormir na prisão. Quando forem inferiores a quatro anos, podem ser substituídas por penas alternativas, como pagamento de salário mínimo e perda de direito político. A fase para fixação das punições consumiu dez sessões da Corte. Dos 37 réus da ação penal, 12 acabaram absolvidos. As penas ainda podem ser revistas pelos ministros até o final do julgamento, que deve ocorrer na semana que vem. 
REGIME FECHADO 

José Dirceu Ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, José Dirceu foi condenado a dez anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Ele terá ainda de pagar multa de R$ 676 mil. Dirceu começará a cumprir a pena em regime fechado, mas poderá pedir a progressão de regime após 1/6 da pena, ou 1 ano e 9 meses. "Os motivos que o conduziram [Dirceu] a praticar o crime de corrupção ativa são extremamente graves. O crime foi praticado porque o governo federal não tinha a maioria na Câmara dos Deputados e o fez por meio da compra dos votos, por meio da compra dos líderes [dos partidos]", afirmou Joaquim Barbosa à época da fixação da pena.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/11/28/stf-conclui-definicao-das-penas-para-os-25-condenados-do-mensalao-13-reus-irao-para-a-prisao.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário