> TABOCAS NOTICIAS : MEC aumenta equipe em 25% para evitar repetição de falhas no Enem

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MEC aumenta equipe em 25% para evitar repetição de falhas no Enem


PAULO SALDAÑA - O Estado de S.Paulo
Para tentar evitar problemas com os aplicadores das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) investiu na contratação de pessoal de apoio e aumentou em 25% o tamanho da equipe. O MEC já conta com os faltosos e afirma que o planejamento de preparação dessa equipe começou em outubro. Apesar do esforço, há fiscais que não fizeram o treinamento e foram convocados há poucos dias.

O exame começa amanhã em 1.615 cidades do País. São esperados 5,7 milhões de inscritos. O exame é usado como processo seletivo para praticamente todas as universidades federais do Brasil, além de critério para concessão de bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), financiamento estudantil e certificação do ensino médio.

Com o crescimento da importância do exame - que ganhou status de vestibular em 2009 -, estudantes passaram a reclamar ainda mais do despreparo dos fiscais na hora da aplicação. São eles os responsáveis por orientar o preenchimento do exame, fazer valer as regras da prova, tirar dúvidas e agir em caso de detecção de cola.

Segundo o MEC, vão participar da aplicação 539.919 pessoas, entre coordenadores, fiscais e pessoal de apoio. No ano passado, esse número girava em torno de 435 mil. O aumento reflete o salto de 7% no número de inscritos no exame, mas também a preocupação do MEC de evitar transtornos.


A pasta afirma que a capacitação começou em junho, com curso dado a distância para 35 mil pessoas. Entre setembro e outubro, teria ocorrido a capacitação nos locais que envolveriam também os fiscais de sala e grupo de apoio. A pasta não informou quanto foi investido na capacitação nem quantos profissionais foram capacitados.

O Estado apurou que houve convocações nesta semana. Uma professora de educação básica na zona leste vai participar pela primeira vez da aplicação. Foi convidada na segunda-feira. "Preferia ter um cursinho antes, nunca vi uma prova do Enem. Mas acho que na hora a gente se vira", disse ela, que pediu para não se identificar. Ela vai ganhar R$ 150 por dois dias de trabalho. O MEC afirma que ninguém mais está sendo convocado, mas pode haver casos excepcionais.

Confusão. Com a experiência de ter feito os últimos três exames, o vestibulando de Medicina Murilo Augusto Gil Tunussi, de 21 anos, diz que a desorganização dentro da sala de aplicação já é uma tradição do Enem. Segundo ele, a diferença em relação a outros vestibulares, como o da Fuvest, é "enorme".

"É muito perceptível o despreparo e isso atrapalha muito. Tem gente que deixa lápis, outros não. Proíbem relógio digital, mas não informam quanto tempo já passou", diz ele, aluno do cursinho Etapa. "Você já está nervoso e isso atrapalha muito."

O estudante mora no Tatuapé, zona leste de São Paulo, mas seu local de prova é na Vila Mariana. "Não entendo esses critérios, mas vou sair de casa bem mais cedo." Os portões abrem às 12 horas e às 13 horas eles são fechados para o início da prova. O horário é de Brasília.

Nova chance. O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização, tem em 2012 a quarta chance de realizar um novo Enem sem problemas. Desde 2009, quando se tornou vestibular, houve falhas.

Primeiro, o Estado avisou o MEC do vazamento das provas e o exame foi cancelado. No ano seguinte, houve falhas na impressão e o tema da redação vazou na Bahia.

Em 2012 foi a vez de um colégio do Ceará distribuir, semanas antes do exame, questões idênticas às que caíram nas provas. As questões vazaram do pré-teste realizado na escola em 2010. Mesmo com esse histórico, o exame cresceu. Neste ano, o número de inscritos foi recorde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário