> TABOCAS NOTICIAS : Balanço melancólico de uma missão sem sentido ao paraíso tropical do atraso, Cuba.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Balanço melancólico de uma missão sem sentido ao paraíso tropical do atraso, Cuba.

Somente lembranças poéticas infanto-juvenis sobre a revolução cubana e a indisfarçável opção pelo modelo ditatorial imposto aos cubanos pela dinastia comunista castrista, podem justificar a insistência do governador Tarso Genro por meter uma missão de 60 membros na aventura de viajar a Havana para fazer negócios impossíveis. 

. Neste domingo, enquanto os sub-representantes do governo estadual e alguns empresários gaúchos do segundo time permanecem em Cuba para participar da melancólica Feira Internacional de Havana, Tarso Genro pegou o avião mais próximo e resolveu refugiar-se em Paris, onde permanecerá até o dia 9, pelo menos, cumprindo um programa que nem mesmo o Palácio Piratini consegue descrever.

. Nem Tarso Genro consegue ficar muito tempo em Cuba, sem depois tomar um banho de civilização em Paris. 

 Os jornalistas que foram com o governador a Cuba, não foram convidados a acompanhá-lo na programação de Paris. Aliás, os jornalistas que foram a Havana pouco falaram sobre a total falta de liberdade em Cuba, sequer sobre os dissidentes e os prisioneiros políticos - sobre o desrespeito aos direitos humanos. 

. Cuba é o 30º parceiro comercial do RS - algo como nada. No ano passado, o comércio bilateral envolveu US$ 180 milhões, algo como três dias da arrecadação estadual do ICMS. O governo gaúcho comemorou como enorme conquista a possibilidade de investimentos cubanos de US$  30 milhões no Estado. Isto não é dinheiro nem para o novíssimo Badesul, a nova agência de desenvolvimento para os assuntos cubanos no RS. 

. A economia cubana é toda estatizada: nada se compra e nem se vende sem a intervenção estatal. As famílias só compram artigos de primeira necessidade com libreta. Há fila até para comprar sorvete. 

. As pessoas não possuem renda em Cuba, são pobres e só comem o que consta das suas libretas de racionamento, existentes há 50 anos. 

. Apesar disto, o balanço da viagem reúne duas notícias que precisarão de muita coisa para se materializarem:
1) Após um período de negociações, as minúsculas indústrias de produtos e máquinas agrícolas  Agrale e  Lavrale,  representadas por Alexandre Luis Pedó, assinaram uma carta de intenções com o governo cubano para a instalação de uma fábrica de produtos agrícolas e tratores. As perspectivas da empresa, que tem sede em Caxias do Sul , no país caribenho são positivas.
2) Os acordos assinados na sexta-feira para transferência de baixa tecnologia na agricultura, na cultura e na economia solidária, representam uma mistura que ninguém do governo conseguiu explicar, porque é tudo muito atrasado em Cuba. Isto explica também um dos acordos firmados pelo governo gaúcho, exatamente para transferir experiência na área do microcrédito. O Banco Nacional de Cuba vai emprestar dinheiro para quem quiser abrir pequenos negócios - quando, não se sabe. O grosso da atividade econômica vai continuar nas mãos do Estado, sozinho ou associado a empresas estrangeiras que estão sendo incentivadas a se instalar no país. Talvez o único negócio que poderá ir adiante será o do setor de reciclagem de lixo. O RS vai exportar um programa de reciclagem de garrafas pet por cooperativas de catadores e receber em troca informações sobre a reciclagem de papelão, também em sistema cooperativo. Uma troca de experiência de catadores de lixo estará mais de acordo com as possibilidades de reais negócios entre o RS e Cuba. Algo semelhante foi tentado no início deste ano pelo vice-governador Beto Grill no Uruguai. 

- É tudo muito brega, atrasado, disfuncional e sem sentido - e não tem nada a ver com o ritmo atual da economia brasileira e nem corresponde ao Rio Grande que queremos. Por Polibio Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário