> TABOCAS NOTICIAS : 8 DE NOVEMBRO

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

8 DE NOVEMBRO


8 de Novembro (Data Móvel) – Dia Mundial da Usabilidade – World Usability Day

O Dia Mundial da Usabilidade, comemorado a cada segunda quinta-feira de novembro, promove os valores e benefícios da engenharia de usabilidade e design centrado no usuário, porque todos têm o direito de ter as coisas funcionando melhor. O mundo é um lugar melhor quando fazemos assim. (WUD).

A usabilidade no desenvolvimento de aplicativos ganha cada vez mais força. Podemos perceber isso ao observar o calendário de eventos regulares sobre esse assunto. Há muito tempo a usabilidade é tema discutido em todo mundo com objetivos comerciais e, diferente do que muitos imaginam, bem antes do surgimento da internet. Com o advento da internet comercial houve uma popularização e a usabilidade deixou de ser encarada como assunto acadêmico ou ao alcance de privilegiados em grandes corporações, projetos e pesquisas. Mais em Fonte: Webinsider / World Usability Day


8 de Novembro – Dia Mundial do Urbanismo – World Urbanism Day

No dia 08 de Novembro comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. Esta data comemorativa foi decretada pela Organización Internacional Del dia Mundial del Urbanismo, fundada em 1949, em Buenos Aires – Argentina, pelo professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires. No Brasil foi instituída pelo Decreto número 91.900, de 1985.

Urbanismo é a disciplina e a atividade relacionadas com o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade (em seu sentido mais amplo) e da urbanização. Sua definição porém, sempre varia de acordo com a época e lugar. No entanto, costuma-se diferenciá-lo da simples ação urbanizadora por parte do homem, de forma a que o urbanismo esteja associado à ideia de que as cidades são objetos a serem estudados, mais do que simplesmente trabalhados. Também, entretanto, não é uma disciplina que se confunde com ramos de outras ciências mais amplas (como a geografia urbana ou a sociologia urbana, embora mantenha interfaces com elas).
O Urbanismo mostra-se, portanto, como uma ciência humana (ciência aplicada), de caráter eminente multidisciplinar, inserida no contexto próprio de uma sociedade em processo de constante crescimento demográfico e respondendo a uma forte pressão de civilização e urbanidade, enfrentando suas demandas e problemas. Numa perspectiva simplista, o urbanismo corresponde à ação de projetar e ordenar as cidades. Mais em  Fonte: Sociedade Brasileira de Urbanismo / Wikipedia


8 de Novembro – Dia Mundial do Radiologista – World Radiographer Day

É comemorado o Dia Mundial do Radiologista devido a descoberta dos raios X por Wilhelm Conrad Roentgen em 08 de novembro de 1895. Os raios X, na área da medicina, são usados para visualizarmos imagens de nosso corpo, como ossos, órgãos, vasos, etc.

Técnico em radiologia é o profissional da área da saúde que realiza exames na área de radiologia, ou seja, que produz imagens internas do corpo humano através de uma máquina de Raio-X convencional, com o objetivo de diagnosticar problemas ou avaliar as condições do paciente. Suas funções compreendem a preparação, a programação e a operação do sistema de imagens, a preparação do paciente e, muitas vezes, a produção de um relatório descritivo preliminar. Cabe também a esse profissional garantir a segurança do paciente e da equipe de exames, uma vez que a radiação emitida pela máquina é prejudicial a saúde humana.
O físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios-x em 1895 e ganhou um prêmio Nobel pela descoberta. As aplicações médicas disto revolucionaram a Medicina, pois se tornou possível enxergar o interior dos pacientes. Essa técnica chegou ao Brasil apenas dois anos depois, com o médico mineiro José Carlos Ferreira Pires. Com o avanço das tecnologias empreendidas junto com o raio-x, novos métodos diagnósticos foram descobertos, como a ultra-sonografia, a mamografia e a densiometria óssea.
A primeira radiografia a ser tirada no mundo foi da mão esquerda da esposa de Wilhelm Roentgen. O primeiro aparelho de raio-x foi enviado ao Brasil em 1897 e foi transportado em lombo de burros e carros de boi, de Itapecerica até Formiga. O aparelho era bastante rudimentar e encontra-se hoje no International Museum of Surgical Science, em Chicago, nos Estados Unidos. Mais em Fonte: Greenmangos /Hospital Geral de Bonsucesso/Abracadabra.

Dia do Aposentado - 8 de Novembro


...O trabalho cria no indivíduo um hábito enraizado, um vício difícil de vencer. Aquela coisa de sair todos os dias, faça chuva, ou faça sol, com frio ou com calor, e enfrentar o trânsito engarrafado na angústia do horário fixo. E no ambiente do trabalho há problemas de relacionamentos com colegas e chefes.

Embora sejam coisas bastante desagradáveis, estão inseridas no ritmo de vida do indivíduo e ele pensa que não pode parar. Pode. Paradoxalmente, vemos nos jornais que as mulheres pleitearam na Constituinte o direito à aposentadoria, aos vinte e cinco anos de serviço, e que os homens protestaram contra a discriminação injusta para com eles, que têm de cumprir trinta anos.

Aposentadoria - prêmio ou castigo?

Aposentando-se mais cedo, haverá mais tempo para realizações. É o tempo integral o merecido prêmio pelos anos de trabalho. De um ângulo positivo de visão, a compulsória, que tanto amedronta e desgosta, pode ser vista, não como um fim, mas como um novo começo. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/09/dia-do-aposentado-08-de-novembro.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário