> TABOCAS NOTICIAS : 20 DE NOVEMBRO

terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 DE NOVEMBRO


20 de Novembro – Dia Universal da Criança – Universal Children’s Day

Em 1954, a Assembleia Geral da ONU recomendou (resolução 836) que todos os países instituíssem o Dia Universal da Criança, para celebrar a fraternidade e compreensão entre as crianças do mundo inteiro e organizar atividades adequadas à promoção do bem-estar de todas as crianças.

A 20 de novembro assinala-se o aniversário do dia em que a Assembleia aprovou a Declaração sobre os Direitos da Criança, em 1959 e a Convenção sobre os Direitos da Crianças, em 1989.
Milhões de crianças no mundo são vítimas de abusos sexuais, forçadas a trabalhar e usadas como soldados, segundo a organização humanitária Save The Children que apela a tomada de medidas urgentes para combater esta realidade. Num documento intitulado “As pequenas mãos da escravatura”, a organização defensora dos menores apresenta dados sobre a situação mundial. Mais em Fonte : Nosso São Paulo / O Círculo / UM

20 de Novembro – Dia Nacional do Biomédico

Dia instituído pelo Projeto de Lei número 953/2003. É uma justa homenagem ao profissional que tem nesta data um marco importante na sua luta, pois foi neste dia que o Supremo Tribunal Federal lhe deu ganho de causa regulamentando a profissão.

A Lei número 6.684, de 3 de setembro de 1979, dispõe que o exercício da profissão de biomédico é privativo dos portadores de diploma devidamente registrado, de bacharel em curso oficialmente reconhecido de Ciências Biológicas, modalidade médica. Ao biomédico, ainda nos termos do mesmo diploma legal, compete atuar em equipes de saúde, em nível tecnológico, nas atividades complementares de diagnósticos: realizando análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente; realizando serviços de radiografia, excluída a interpretação; atuando sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, de radiodiagnóstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado; e planejar e executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, na área de sua especialidade profissional. Mais em Fonte: Conselho Regional de Biomedicina 1ª. região / Wikipédia

20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

A data – transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 – não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.

O Dia da Consciência Negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco. Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa. Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não ter condições de se sustentar.
O Dia da Consciência Negra também é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade, além de temas como mercado de trabalho, discriminação política, moda e beleza negra, etnias, homenagens a negros que se destacaram.
Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutirem e trabalharem para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do país.
A lei número 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Fonte: Unificado / Brasil Escola / Mulheres Negras

Dia do Auditor Interno - 20 de novembro

A Auditoria Interna tem como princípio a avaliação administrativa permanente, a serviçoda melhoria contínua, tendo caráter preventivo no sentido de minimizar riscos e estabelecer controle sobre as atividades. "Promover o desenvolvimento administrativo da Unicamp através da auditoria preventiva e propositiva, assessorando a alta administração na busca da eficiência e eficácia organizacional" é a missão da AUDINT.

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia do Auditor Interno. Esta foi a data da fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – AUDIBRA, em 1960 em São Paulo. A instituição representa os Auditores Internos, proporcionando capacitação e desenvolvimento para os profissionais da categoria.

O título de Auditor deriva da palavra "audire", que significa ouvir. Os primeiros Auditores foram representantes do governo que ouviam as informações prestadas pelos coletores de impostos, e davam seu parecer.

trabalho de um Auditor Interno é muito amplo, pois abrange vários setores da empresa. Consiste em verificar e avaliar sistemas e procedimentos, o cumprimento das normas internas, a necessidade de melhoria ou adequação das normas vigentes etc. A atuação do Auditor Interno é de fundamental importância, pois quem exerce essa função desenvolve a macro visão de toda a organização onde atua, passando por todos os processos e suas correlações. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/09/dia-do-auditor-interno-20-de-novembro.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário