> TABOCAS NOTICIAS : VIT. DA CONQUISTA-BA: Pesquisas eleitorais podem estar sendo manipuladas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

VIT. DA CONQUISTA-BA: Pesquisas eleitorais podem estar sendo manipuladas


Segundo matéria postada no Blog da Resenha Geral, a reportagem foi informada de que institutos vêm realizando pesquisas em Vitória da Conquista, entrevistando pessoas em auditórios de hotéis da cidade e  convidando lideranças, tanto da zona urbana como na zona rural, para serem entrevistadas. Segundo relatos de pessoas que participaram do encontro, existe um flagrante direcionamento na pesquisa, para beneficiar o candidato, Guilherme Menezes, do PT, que tenta a reeleição.
Leitores do Blog da Resenha Geral ligaram para a reportagem do Blog para informar sobre a iniciativa. Uma delas, inclusive, filmou a abordagem, que demonstra a clara intenção de beneficiar o candidato da situação.
O Partido dos Trabalhadores, através da coligação ‘Frente Conquista Popular’, foi multado após apresentar uma pesquisa que mostrou números visivelmente manipulados e desacreditados pelo placar eleitoral no 1° turno. A assessoria jurídica do candidato da oposição, Herzem Gusmão (PMDB), da coligação ‘Conquista quer Mudar’, vem tomando as devidas providências para evitar a divulgação de pesquisas tendenciosas que possam confundir o eleitorado.
Pesquisas internas da Farani, que não foram registradas, apontam o candidato Herzem Gusmão na frente na disputa do 2° turno.
No primeiro turno, a diferença das pesquisas divulgadas pelo PT com a realidade do resultado eleitoral foi gritante. Em uma delas, publicada pela Hoje in Data, mostrava o candidato do PT com 48, 73% e o adversário, Herzem Gusmão (PMDB), com apenas 28,60%. Já no resultado eleitoral o petista obteve 49,12% e o peemedebista 40,24%, sacramentando o segundo turno na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário