> TABOCAS NOTICIAS : Seca faz o preço do leite aumentar cerca de 30% no Nordeste

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Seca faz o preço do leite aumentar cerca de 30% no Nordeste

A pior seca dos últimos trinta anos do Nordeste já está afetando a produção  de leite. Com menos oferta, a população precisa pagar mais caro pelo litro do alimento. Em outras regiões do Brasil, como o Sul e Sudeste, o efeito ainda não é grande porque o Nordeste representa 13% da produção de leite nacional. Mas, entre os nordestinos, as consequências já são sentidas no bolso.
Em Sergipe, a produção caiu de 700 mil litros de leite por dia para 500 mil, uma queda de 40%. Em Alagoas, houve 10% de demissões; já na Bahia, 12 empresas fecharam e 100 pessoas foram demitidas. Pernambuco diminuiu sua produção, que era de 2,2 milhão de litros de leite por dia, para 1,32 milhão – queda de 40%.
Diante situação, o preço de leite e derivados subiu. Antes, os consumidores nordestinos compravam o litro de leite por cerca de R$ 1,70; agora, o produto não sai por menos de R$ 2,30 – 30% de aumento. De acordo com a Associação Pernambucana de Supermercados, há ainda o problema do desabastecimento: os supermecados compram menos leite porque não há a oferta. Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário