> TABOCAS NOTICIAS : PT terá 'derrota histórica' em Recife

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PT terá 'derrota histórica' em Recife

O prefeito de Recife, João da Costa (PT), disse nesta terça-feira (2) que o candidato do partido na capital, Humberto Costa, e seu vice na chapa, João Paulo (PT), "estão protagonizando a maior derrota política do PT no Brasil".
"Uma derrota histórica", afirmou o prefeito. "Começaram com 40% [nas pesquisas] e podem terminar com menos de 15%. Não tem candidato do PT no Brasil que tenha tido essa trajetória", declarou.
João da Costa disse ainda que, "como analista político", acredita que a tendência é que a eleição seja definida ainda no primeiro turno, com a vitória do candidato do PSB, Geraldo Julio.
O prefeito também declarou voto no socialista no caso de um eventual segundo turno reunir Geraldo Julio e Daniel Coelho (PSDB), primeiros colocados nas últimas pesquisas.
"Mesmo que eles não queiram, vou apoiar Geraldo Julio", disse João da Costa. "Vou para a rua, vou fazer campanha, vou de porta em porta, porque esse é meu campo político, onde eu militei durante 30 anos, e vou defendê-lo", afirmou.
Para o prefeito, uma possível derrota do PT em Recife, administrado pelo partido há 12 anos, seria fruto do "erro de estratégia" que o impediu de tentar a reeleição.
"Quem errou foi quem montou essa estratégia, que não está dando resultados nem políticos nem eleitorais", afirmou.
O veto ao nome de João da Costa partiu da cúpula nacional do PT, que o considerou sem condições políticas de comandar o processo eleitoral na cidade.
A crise no partido levou o PSB a romper a aliança que mantinha com os petistas em Recife e a lançar o nome de Geraldo Julio, com o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
"A candidatura de Humberto e João Paulo foi imposta pela direção nacional do partido, violentando a democracia interna", disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário