> TABOCAS NOTICIAS : Pesquisa aponta 74% das pessoas ouvem rádio

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pesquisa aponta 74% das pessoas ouvem rádio


Um estudo realizado pelo instituto Ipsos Marplan e divulgado no mês passado (setembro) em homenagem aos 90 anos do rádio no Brasil, apontou que 74% das pessoas entrevistadas ouvem rádio com frequência. Outro dado apontado pela pesquisa também mostrou que Porto Alegreé a capital onde mais se consome a mídia no país.

De acordo com o estudo inédito, 74% dos entrevistados garantiram ouvir rádio frequentemente. De acordo com aplicações do estudo, que foi realizado em 13 mercados brasileiros, isso equivale a um contingente de mais de 37 milhões de pessoas. Outro ponto de destaque foi a difusão do meio entre todas as classes sociais. Os ouvintes de radio no Brasil pertencentes às classes A e B representam praticamente o mesmo percentual dos ouvintes das classes C (42% o primeiro grupo e 46% o segundo grupo). 

Entre os ouvintes, as mulheres são a maioria: 52% contra 48%. 

Pelo corte de classe social/idade, o maior percentual de ouvintes está na faixa entre 25 e 34 anos, nas classes A ou B. Desses entrevistados, a maior parte consome rádio para passar o tempo livre, ouvir programas específicos ou simplesmente para se distrair. 

Os números mostraram também que o meio continua sendo consumido em paralelo com outras atividades rotineiras. As pessoas ouvem rádio enquanto arrumam a casa, fazem refeições, dirigem, trabalham, etc. Apesar da difusão das plataformas móveis, a maior parte das pessoas (81%) ainda prefere ouvir rádio em suas casas. Em seguida, aparece o carro (com 15%), o local de trabalho (com 9%) e ao ar livre (com 2%). 

Nessa parte do estudo, já foi possível perceber a influência das mídias móveis. Das pessoas que ouvem música ao ar livre, 83% o fazem via celular. Parte de quem ouve música no ambiente de trabalho, também o faz pelo telefone celular (20%).

O estudo do Ipsos Marplan também mensurou o consumo de rádio em 13 capitais brasileiras. Pelos resultados, Porto Alegre lidera o ranking (81% da população da capital do Rio Grande do Sul consome a mídia com frequência). Em seguida, aparece a Grande Recife (78%), Grande Curitiba e Grande Rio de Janeiro (ambas com 77%), Grande Belo Horizonte (75%) e Interior e Grande São Paulo (73% cada). 

Vale ressaltar a proximidade entre o porcentual entre os mercados, que é de 8%, entre a primeira colocada e a última. Porém, em números absolutos, a tendência é que a região da Grande São Paulo e interior do estado – que contam com 73% - seja a maior de todas, devido ao número de habitantes. É importante destacar que o meio rádio ainda conta com grande receptividade nas maiores regiões do país. Fonte: www.tudoradio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário