> TABOCAS NOTICIAS : PB: Transposição acaba com produção de rapadura em área do Sertão

terça-feira, 16 de outubro de 2012

PB: Transposição acaba com produção de rapadura em área do Sertão

Agricultores de algumas áreas do Sertão do Estado lamentam a perda de plantações provocada pela construção das obras de Transposição do Rio São Ferancisco. Em muitas áreas do Sertão onde estão sendo desenvolvidos os trabalhos das obras, os pequenos mananciais estão sendo aterrados provocando ainda mais a falta de água, matando algumas plantações e acabando com a safra dos agricultores.
Em São José de Piranhas, por exemplo, a área denominada de Sítio Morros onde está sendo construído o canal de escoamento d’água, a partir do Túnel Cuncas I, algumas barragens e açudes foram aterrados e as consequências pela falta do líquido precioso são trágicas. O agricultor Hélio Marinho, dono de um engenho de fazer rapaduras,  disse ao Radar Sertanejo que sua família perdeu quase toda  a plantação de cana-de-açúcar este ano.
Ele afirma que o aterramento de um açude que servia para irrigar  a plantação da cana-de-açúcar ‘matou a safra’ deste ano. O “Engenho dos Marinhos”-foto-  tradicionalmente conhecido por produzir a melhor rapadura da região, este ano ano teve uma drástica queda na produção.
O engenho que já fabricou até 1.000 cargas do produto  em um ano, em 2012 amargou a amaior decadência produtiva da sua históra e produziu apenas 20 cargas.
“A nossa cana-de-açúcar foi morta pela falta de água que boi barrada pelo aterramento das obras da Transposição. Estamos muito prejudicados, e o pior é que, com as obras quase paradas não sabemos quando iremos ter água para produziu novas plantações, daqui a 30 anos talvêz,” desabafou Hélio.
Explicando
Segundo engenheiros da Transposição, o aterramento de mananciais por onde passa o canal é feito para obedecer  o nivelamento topográfico para se chegar a um maior nível de escoamento até o destino da água. Do Radar Sertanejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário