> TABOCAS NOTICIAS : PB: 39 municípios sertanejos não registram assassinatos

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PB: 39 municípios sertanejos não registram assassinatos

Em cerca de 39 municípios do Sertão da Paraíba, existe ainda o velho hábito de conversar na calçada e até dormir com janelas abertas ou portas destrancadas. Nessas cidades, não foi registrado nenhum caso de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) este ano, conforme apurou a Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Seds).
De acordo com o Seds, na região de Cajazeiras, nove municípios estão na lista das cidades sem homicíos. Na região de Sousa, sete cidades não registram assassinatos. O levantamento da secretaria exclui os casos de homicídio culposo (aquele sem intenção de matar) e atentados contra a vida.
Nessas cidades, as únicas notícias de assassinatos são obtidas através dos noticiários. As portas e janelas sem grades, além do banquinho posicionado à sombra de uma árvore integram o cenário. Muros altos, estratégias adotadas por moradores dos grandes centros urbanos para se protegerem da violência, não fazem parte da paisagem.
Confira abaixo alguns dos municípios sertanejos onde não ocorreram homicídios este ano:
Bernardino Batista, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, São Bentinho, São Francisco, Vieirópolis, Cacimba de Areia, Malta, Quixaba, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, Juru, São José de Princesa, Boa Ventura, Curral velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Pedra Branca, Piancó, São José de Caiana, Serra Grande, Jericó, Lagoa e São José do Brejo do Cruz.
 

Medo de assalto nos municípios sertanejos
Os moradores dessas cidades “tranqüilas” alegam que a maioria das brigas que acontecem são entre um casal ou entre vizinhos. Entretanto, os cidadãos têm bastante medo de assalto que são praticados principalmente por criminosos de outros municípios. A paz dessas pessoas é muitas vezes ameaçada pela falta de policiamento nas cidades.
Conforme o assessor de Ações Estratégicas da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Seds), delegado Isaías Gualberto, além da baixa densidade populacional, o trabalho preventivo da polícia colabora para que as cidades permaneçam pacatas.
O tráfico de drogas, responsável pela maioria dos homicídios ocorridos nos grandes centros urbanos, existe em escala bem menor nos municípios pequenos, de acordo com Isaías, isso contribui para o menor número de homicídios.
O delegado revelou ainda que, a maioria dos homicídios ocorridos nos pequenos municípios , são crimes de proximidade. “É uma briga em um bar, um caso de violência doméstica ou briga entre vizinhos”, comentou Isaías. Da Redação com diário do sertão e Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário