> TABOCAS NOTICIAS : MT: Campeão de Votos em Sinop é Ex Morador de Rua e 'Não sabe o que faz um Vereador'

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MT: Campeão de Votos em Sinop é Ex Morador de Rua e 'Não sabe o que faz um Vereador'


O ex-morador de rua José Carlos dos Santos, conhecido como Negão do Semáforo, é o segundo vereador maisvotado da quarta maior cidade de Mato Grosso, Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá.

Negão do Semáforo se elegeu pelo partido PSD com 1.914 votos e será um entre os 15 eleitos que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadoresda cidade, a partir de 2013.
Sobre o desafio, o vereador eleito disse não saber qual será o trabalho dele nolegislativo municipal. “Eu não faço a mínima ideia, mas diante de Jesus esses problemas serão todos resolvidos para a população sinopense”, disse.

Para a Justiça Eleitoral, Negão do Semáforo não declarou bens, diz ser solteiro e não concluiu o ensino fundamental. Ele morou por quase um ano nas ruas de Sinop e resumiu a fase difícil como uma sina. “Eu tinha que passar por isso. Foram nove meses nas ruas, mas isso está no passado”, afirmou.

Negão do Semáforo nasceu no Paraná, mas há quase 20 anos se mudou com os pais para Sinop. Ao G1, o vereador eleito disse que trabalhou por muito tempo como pedreiro, mas acabou abandonando a profissão quando contraiu hanseníase. Ele se tratou e se diz "escolhido por Deus".

Durante o pleito eleitoral, o candidato se apresentou à população de Sinop debaixo de um semáforo que está localizado em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. Foi ali que o candidato fez a campanha que o alçou ao segundo lugar na lista dos vereadores mais bem votados em Sinop.

Na opinião dele, a campanha se consolidou quando recebeu o apoio do DJ Maluco, autor de vários hits do momento. O artista chegou a revelar que apoiou Negão do Semáforo para retribuir um favor que recebeu do candidato em 1997. Já eleito, Negão do Semáforo diz que tem uma dívida com a população de Sinop. "Eu tenho essa dívida com a população e vou retribuir para cada um que votou", salientou.
Depois do resultado nas urnas, a população de Sinop se dividiu em relação à ascensão do candidato neste pleito eleitoral. Para muitos, Negão do Semáforo foi alvo dos votos de protesto da população.

Para a socióloga Débora Riefel, o voto de protesto é um ato positivo no modelo atual de sociedade. “O voto de protesto é uma manifestação que a sociedade encontra para dizer que não aceita aquele cenário político. Tem outros caminhos como as abstenções, o voto em branco ou nulo. Hoje, com as urnas eletrônicas, nós não podemos mais votar no macaco Tião, como aconteceu no Rio de Janeiro nos anos 1980. Eu considero o voto de protesto como uma forma da sociedade mostrar um descontentamento da situação atual", finalizou. Por: Dhiego Maia - Fonte: Do G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário