> TABOCAS NOTICIAS : Lista Vermelha de ameaçados de extinção tem mais 402 espécies

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Lista Vermelha de ameaçados de extinção tem mais 402 espécies


A União Internacional para a Conservação da Natureza divulgou nesta quarta-feira, 17, a atualização da Lista Vermelha das espécies ameaçadas. A relação incluiu mais 402 espécies na categoria “ameaçados de extinção”, totalizando 20.219. A lista completa tem 65.518 espécies (há outras categorias como “vulneráveis” e “extintos”, por exemplo).
A maior preocupação da entidade foi com as palmeiras de Madagascar. A ilha tem 192 espécies que são encontradas somente lá. De acordo com o relatório divulgado pela União, durante a COP 11, 83% das palmeiras estão ameaçadas. “A situação das palmeiras de Madagascar é realmente terrível, principalmente porque a perda destas palmeiras impacta tanto na biodiversidade única da ilha quanto na sua população”, disse dr. Jane Smart, diretor da União Internacional.
A população local, principalmente a mais pobre, depende das palmeiras para construção de casas e, no caso de algumas espécies, para a extração do palmito usado na alimentação. O desmatamento visando áreas para a agricultura e a exploração madeireira são indicados como as principais ameaças para as espécies.
Primatas
Na segunda-feira, 15, a União Internacional divulgou a lista dos 25 primatas mais ameaçados de extinção do mundo. De acordo com a relação, seis destas espécies são da ilha de Madagascar. Duas delas, o macaco-caiarara e o bugio-marrom, são espécies encontradas no Brasil.
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário