> TABOCAS NOTICIAS : Inflação vira argumento para renovar corte de IPI

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Inflação vira argumento para renovar corte de IPI


A inflação pode se aproximar ou mesmo atingir 6% em 2012 se o benefício fiscal concedido às montadoras de veículos terminar na semana que vem. Essa é a estimativa de economistas do governo federal, que defendem a prorrogação da tabela de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para a indústria automobilística até o fim do ano. Com IPI reduzido desde 22 de maio, as montadoras só terão o incentivo até o próximo dia 31.
A equipe econômica trabalha com três cenários para a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos meses do ano. No cenário considerado “benigno”, os economistas do governo levam em consideração a prorrogação do IPI reduzido às montadoras até o fim do ano e, também, uma estabilização dos preços das principais commodities. Nesse caso, o IPCA terminaria o ano com uma alta entre 5,1% e 5,3%.
Já o pior cenário prevê a não prorrogação do IPI reduzido, e também uma elevação adicional dos preços das commodities. O item “automóveis novos” tem peso de quase 4% na composição do IPCA, e a elevação da carga tributária em novembro e dezembro teria efeito imediato sobre os preços dos carros novos. Nesse caso, o IPCA poderia se aproximar ou mesmo atingir 6% neste ano. De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário